Postado dia 23/09/2014 às 11h00 - Atualizado em 23/09/2014 às 11h02

“PECADOS CAPITAIS DA LINGUAGEM ORAL”

Hoje iniciaremos uma nova série de dicas sobre como podemos melhorar nossa habilidade de comunicação. E, certamente evitar erros recorrentes pode ser um excelente começo. Então, vamos lá!

1) Exemplo: 'Haja visto o progresso da ciência...'
Explicação: a forma 'haja visto' não se aplica a este caso. O correto é 'haja vista', e não varia. 'Felipe Massa poderá ser campeão, haja vista o progresso que tem feito com o novo carro'.
2) Exemplo: 'Para mim não errar...'
Explicação: 'mim' não pode ser sujeito, apenas complemento verbal ('Ele trouxe a roupa para mim'). Também pode completar o sentido de adjetivos: 'Fica difícil para mim...'
3) Exemplo: 'Vou estar enviando o fax...'
Explicação: embora não seja gramaticalmente incorreto, o gerúndio é uma praga. É feio e desnecessário. Melhor dizer 'Vou enviar o fax'.
4) Exemplo: 'Ir ao encontro de...', 'ir de encontro a...'
Explicação: muita gente acha que as duas expressões significam a mesma coisa. Errado. 'Ir ao encontro de...' é o mesmo que estar a favor. 'Ir de encontro a...' significa estar contra, discordar.
5) Exemplo: 'Eu, enquanto diretor de marketing...'
Explicação: também é inadequado. Melhor dizer 'Eu, como diretor de marketing...'
Semana que vem tem mais!
------------------------------------------------- X--------------------------------------------------
“ANTEPASSADOS NA ESCOLA”
A galera da EEB Manoel Henrique de Assisé notícia novamente. Agora com o projeto coordenado pelo Prof. Telmo Tomio, que estuda as árvores genealógicas (origem familiar) dos estudantes. Mais uma bela iniciativa na busca por uma educação mais capaz de envolver a nossa juventude!
[Foto - Prof. Telmo e sua turma, capa Diarinho]