Postado dia 08/10/2010 às 00h00 - Atualizado em 15/09/2014 às 19h46

O bar Fotaleza era um agito só

None

Muitas pessoas que freqüentam as praias de Penha reclamam da falta de bares e petisqueiras a Beira Mar. Hoje temos apenas barraquinhas que fazem de tudo para melhor atender seus clientes, mas infelizmente seus espaços são pequenos e com poucas opções de alimentação. Mas houve um tempo, em que a Praia de Armação possuía um bar que fazia muito sucesso no verão. Além das bebidas, caipirinhas se servia um belo almoço.

Outra coisa que chamava atenção dos veranistas, sem dúvidas era seu espaço físico, o maior já visto nas praias de Penha. Ocupava todo um quarteirão que ia da praia até a avenida Itapocorói. Por este motivo, era muito procurado, tinha muitas árvores que faziam ótimas sombras e um grande estacionamento. No verão, nos finais de semana chegavam vários ônibus de excursão trazendo pessoas das cidades vizinhas, principalmente do Vale do Itajaí que vinham banhar-se em nossas praias e o ponto predileto era o bar Fortaleza.

Um dos seus administradores que foi o seu Maneca Dias, hoje já falecido, certa vez comentou que era preciso comprar um caminhão cheio de engradados de cerveja só para um domingo, de tanto que vendia. Outro momento forte era no carnaval, toda vizinhança vinha participar. O ponto chave, sempre era a chegada do bloco de Sujos, que ano a ano fazia uma parada obrigatória por ali e a alegria era geral. Excepcionalmente hoje o famoso bar Fortaleza não existe mais, passou por incêndio, foi reformado, mas depois que entrou em chamas, funcionou por poucos verões. Como era arrendado, quando seu proprietário, que era da cidade de Blumenau veio a falecer e um de seus filhos herdou a propriedade, este determinou que o prédio fosse demolido.

Atualmente neste local existe apenas uma barraca que é a dona Saleta. Simples mais charmosa como todas as outras que salvam os veranistas sedentos por uma caipirinha, uma cervejinha, ou apenas um refrigerante e uma boa água de coco para refrescar-se nestes poucos dias de verão.