Postado dia 21/09/2009 às 00h00 - Atualizado em 15/09/2014 às 18h53

Um pouco da história do banho

None
Hoje vamos a supermercados e compramos nossos alimentos prediletos que estão expostos nas prateleiras e nas gôndolas. Tudo muito fácil. As mercadorias chegam a estes estabelecimentos transportados principalmente por caminhões.



Há um tempo não muito distante a grande maioria da população de nossa região dependia quase que exclusivamente da pesca artesanal ou da agricultura de subsistência. Os produtos oriundos deste ramo eram principalmente a farinha de mandioca, o açúcar e o peixe seco.



Da agricultura se produziam feijão, milho, café, cana- de – açúcar e ainda se criava porcos e a famosa galinha caipira que eram principalmente para consumo interno.



E como eram comercializados e transportados estes produtos? Boa parte destes alimentos era vendida em armazéns que eram chamados de armazéns de secos e molhados. Mas existia uma grande parcela de produtos que era na base da troca que eram comercializados. A troca para muitos era a principal forma de se fazer comércio. Os peixes secos eram trocados principalmente por farinha de mandioca. Por ser um alimento que não era perecível, era levado para ser alimento das embarcações que iam para o auto mar. Estas embarcações por sua vez faziam a navegação de cabotagem e levavam principalmente a farinha de mandioca e o açúcar produzidos em nossos engenhos para serem comercializados em outros lugares.



Mas o pequeno agricultor como fazia para comercializar seus produtos? Usavam a carroça. Acordavam cedo, enchiam sua carroça com seus produtos e levavam principalmente para Itajaí. Muitas vezes se chegava a ir para Blumenau, Brusque entre outras cidades do vale do Itajaí. Lá, não só vendiam como trocavam por roupas e outros produtos que não produziam.



Pelo que se vê, hoje é tudo muito fácil, quando precisamos comprar algum produto, muitas vezes nem precisamos sair de casa, a internet nos oferece uma série de vantagens e se temos oportunidade e dinheiro, se pode fazer qualquer negócio.