Postado dia 09/05/2014 às 17h27 - Atualizado em 15/09/2014 às 19h46

Aumento de salários e pré-candidatos a prefeito de Penha

None

► Foi meio na surdina, mas os vereadores de Penha vão ganhar um reajuste a partir do próximo mês em torno de 12%. O salário de cada vereador que é atualmente de 5.500 reais vai para 6 mil reais. O argumento é que se trata da reposição salarial relativa a inflação de 2012 e 2013, que ainda não havia sido dada.

► O reajuste se estenderia também aos servidores concursados e contratados do legislativo municipal que não foram contemplados pelos últimos reajustes dados pela prefeitura. O tribunal de contas teria alertado o presidente da Câmara, Jesuel Capela (PSDB) para reajustar o salário dos servidores e recuperar as perdas inflacionárias, então de quebra foi reajustado o salário dos vereadores também.

► O reajuste foi quase unanime entre os vereadores. Na primeira votação, todos votaram a favor, e na segunda votação houve abstenção da vereadora Maria Juraci (PMDB).

► O vereador Adriano Tibeco (PSDB) se comporta cada vez mais como pré-candidato a prefeito. Não se vê o mesmo movimento por parte de nenhuma outra liderança tucana pelo menos. Da parte dos partidos aliados, o movimento parece ser igualmente de aceitação.

► Há um boato de que o vereador e ex-prefeito Clóvis Bergamamaschi (DEM) já teria sido sondado para ser vice na chapa encabeçada por Tibeco, reprisando a dobradinha Armação/Centro que elegeu o prefeito Evandro duas vezes. O atual vice, Mário Guaracy, abandonaria suas pretensões em tentar a prefeitura e voltaria a tentar vaga na Câmara de Vereadores.

► Resta saber como será que vai se comportar o PSD diante dessa articulação. A sigla já fala em lançar candidatura própria, pra ver se cola pelo menos um vice na próxima chapa. O nome mais citado tem sido do vereador Felipe Rebello Schmidt.

► O bombeiro Johnny Coelho (PP) finalmente assumiu sua cadeira como vereador interino. Um dos seus primeiros requerimentos foi pedir o reconhecimento do direito de passe livre para estudantes e trabalhadores de Penha no Ferry Boat que atravessa o rio Itajaí, a exemplo do que já tem os moradores de Navegantes.

► Como não podia deixar de ser, Johnny também fez indicação pedindo para a prefeitura tomar providências sobre o número 193, cujas ligações são direcionadas para Itajaí, o que atrasa o atendimento por parte dos bombeiros de Penha.

► Foi falado na Rádio Pérola esta semana boato sobre a volta da Casan na manutenção da distribuição de água no município. A estatal “Águas de Itapocorói” não estaria dando conta da manuteção da rede e abertura de novas ligações, além do pesadelo cada vez mais real da falta de água que doravante deve se tornar mais agravente a cada verão.

► A última temporada mostrou os problemas de abastecimento em Santa Catarina, e Penha não foi caso isolado. Para resolver a situação, chegou a se fazer um projeto faraônico para Penha ir buscar água lá no Rio Itajaí-Açú. Diante da dificultade do município de conseguir um dinheirinho pra reformar o ginásio com os governos estadual e federal, fica claro que não será tão fácil assim captar verbas.

► O PMDB de Penha não está 100% fechado, mas é grande a possibilidade de Mauro Mariani ser o candidato a deputado federal que mais terá apoio dos peemedebistas daqui.