Postado dia 18/10/2016 às 12h58 - Atualizado em 22/10/2016 às 13h13

Emissário de esgoto começa a ser instalado na Avenida Getúlio Vargas

Empresa construtora do Sistema de Esgotamento Sanitário implanta 440 metros da tubulação que conduzirá o esgoto coletado nos imóveis até a Estação de Tratamento.

A Casan iniciou nesta segunda-feira, 17, o trabalho de instalação da rede de emissários da Avenida Getúlio Vargas, dentro do projeto de implantação do Sistema de Esgotamento Sanitário.

Nesta etapa da obra, 440 metros de tubos PEAD (Tubulações em Polietileno de Alta densidade) serão implantados. Esta tubulação levará o esgoto coletado nos imóveis até a Estação de Tratamento (ETE).

De acordo com a empresa que executa as obras, a Construtora Itajui, o serviço deveria ter se iniciado dia 13, mas teve de ser adiado devido ao mau tempo. “Os emissários são redes que recebem o esgoto de uma região e o destina ao tratamento na estação (ETE) ”, explica a engenheira da empresa executora da obra, Paula Antunes Dal Pont.

Com a execução complexa, Casan e Itajui alertam que os motoristas e pedestres devem ter atenção redobrada ao transitarem pela avenida. “Nosso foco é zelar pela segurança da comunidade e de todos os trabalhadores envolvidos na obra. Pedimos que respeitem as delimitações de segurança demarcadas por nossas equipes”, solicitou a educadora ambiental da Itajui Diuni Brito.

REDE COLETORA

O cronograma de trabalho da Casan para implantação do Sistema de Esgotamento Sanitário (SES) de Balneário Piçarras foi atualizado. Até o dia 31, mais seis ruas estarão recebendo as frentes de trabalho, que atuam na instalação das redes coletoras de esgoto: ruas José Temístocles de Macedo, Ladislau Pires, Nossa Senhora da Paz, Antônio Quintino Pires, Antônio Agnelo Santana e Avenida Nereu Ramos.

O último relatório demonstra que 82% da rede coletora já foi instalada, assim como 52% de emissários. O relatório mostra ainda que 2.014 ligações em 94 ruas já estão aptas a uma futura ligação à rede coletora.

A Casan e a Itajuí relembram, porém, que o esgoto residencial ainda não pode ser conectado à rede pública que está sendo implantada. “Mesmo com os pontos já instalados, as redes residenciais só poderão ser conectadas ao novo sistema depois que a Estação de Tratamento de Esgoto estiver totalmente concluída e em operação”, explica a educadora Ambiental da Itajui. "Na época, vamos fazer os devidos avisos e esclarecimentos”.

RUAS EM OBRAS

- José Temístocles de Macedo

- Ladislau Pires

- Nossa Senhora da Paz

- Antônio Quintino Pires

- Antônio Agnelo Santana

- Avenida Nereu Ramos