Postado dia 01/06/2015 às 12h18 - Atualizado em 01/06/2015 às 12h28

Pinguim aparece na praia central de Balneário Piçarras

Fonte: Assessoria de Imprensa da Prefeitura de Balneário Piçarras

A areia da praia central de Balneário Piçarras recebeu uma visita ilustre na manhã desta segunda-feira. Um jovem pinguim-de-magalhães surpreendeu os moradores que passavam pela avenida beira-mar, logo cedo. O animal foi resgatado por um funcionário da prefeitura, que o encaminhou até o Centro de Reabilitação de Aves Marinhas do Centro de Ciência Tecnológica da Terra e do Mar (CTTMar) da Univali, em Penha.

A ave estava aparentemente debilitada, mas não apresentava ferimentos. O maricultor do CTTMar, professor Gilberto Manzoni, explica que o aparecimento de pinguins no litoral norte catarinense é comum nessa época do ano. Segundo ele, a maioria vem da Patagônia atrás de alimento e acaba surpreendido pelas correntes marítimas. “Normalmente são animais jovens, com menos de um ano de idade. Quando aqui chegam, já estão bem debilitados por causa da longa viagem (cerca de 20 a 30 dias) e do tempo sem se alimentar”, explica Gilberto.

O animal será reabilitado com soro e papa de sardinha até ganhar peso. O período de tratamento pode durar aproximadamente duas semanas. Posteriormente, o pinguim será levado até um centro de reabilitação em Florianópolis, onde é solto. “Normalmente a soltura acontece em bando, já que temos outros casos de pinguins encontrados no litoral”, concluiu Gilberto.