Postado dia 20/09/2016 às 09h59 - Atualizado em 23/09/2016 às 13h56

Beto Carrero World incorpora Projeto Onda em Penha

Fonte: Assessoria de Imprensa

Penha é a nova cidade a receber o "Projeto Onda: Por um Mundo Melhor". O programa social voluntariado é aplicado por colaboradores do Beto Carrero World, e tem como objetivo compartilhar conceitos de cidadania e ética nas escolas, contribuindo para a formação de crianças e jovens na construção de um mundo melhor.

A iniciativa é realizada pelo Instituto Portonave, e foi abraçada com total apoio pelo Instituto Beto Carrero e pelo Beto Carrero World. O Projeto Onda iniciou em agosto de 2013, e até o momento já contemplou 132 turmas, totalizando 3.355 crianças. Em 2016, além de Penha, o trabalho é desenvolvido em todas as escolas municipais, estaduais e particulares de Navegantes e escolas municipais do município de Ilhota.

Segundo Ellen Garcia, Coordenadora do Projeto Onda, a ampliação do projeto para a cidade de Penha é muito promissora no trabalho pela construção de uma realidade e cultura voltada para conscientização do bem-estar social, ética e cidadania. "Estamos muito felizes em ter o Beto Carrero World como parceiro do Projeto Onda. É gratificante saber que podemos contar com esta empresa que tem em suas diretrizes os valores que abordamos no Projeto. Isso mostra a importância e envolvimento do parque com a sociedade, e que juntos ampliaremos cada vez mais essa Onda do Bem", saliente.

Os colaboradores do Beto Carrero World recebem treinamentos e suporte para integrar esta "corrente do bem". Até o momento, 25 voluntários estão inscritos e atuando em 6 turmas, de 3ª séries do ensino inicial, de 3 escolas da rede pública: Escola Básica Municipal João Antônio Pinto, Escola Básica Municipal João Batista da Cruz e Grupo Escolar Municipal Raquel Figueredo de Assis.

O plano prevê duas visitas por semana em cada escola. Cada encontro tem duração de 1 hora, onde são abordados - de forma dinâmica (vídeos, brincadeiras e histórias) - temas como: respeito, igualdade, honestidade, gratidão, bondade, felicidade, otimismo, família e amigos, estudo e trabalho.

A professora Nisia Maria Pinto, da Escola Básica Municipal João Antônio Pinto, conheceu o projeto a convite do Beto Carrero World, em uma capacitação feita com o corpo docente das escolas participantes. "Sou do Paraná, e lá nunca tinha visto nada parecido. Este projeto é muito bom para a construção de seres humanos melhores, através do desenvolvimento de valores e resgatando o amor pelo próximo".

Através das aulas, as crianças compreendem o seu papel na sociedade, reforçando valores e ações que contribuem para o desenvolvimento cultural na região e a construção de uma educação melhor, favorecendo o bem-estar social e minimizando impactos sociais. Segundo o voluntário Dylan Schaefer, o projeto se torna ainda mais especial por ser direcionado às crianças. "É muito prazeroso saber que estamos realizando um trabalho 'preventivo', através da construção de cidadãos melhores. Desenvolver valores com crianças é muito gratificante, porque sabemos que elas absorvem tudo o que passamos, e ainda repassam o que aprenderam para as pessoas de seu convívio", completa.

O Projeto possui um cronograma de 6 meses. Além das aplicações dos conteúdos em sala de aula, para finalizar as atividades são elaboradas ações práticas, que têm o intuito de trazer o bem para a sociedade, como doação de agasalhos, trabalhos com reciclagem, e o que mais existir de demanda na comunidade.