Postado dia 04/09/2015 às 11h56 - Atualizado em 05/09/2015 às 11h35

Comerciantes conhecem programa de segurança alimentar do Senac

Fonte: Assessoria de Imprensa da Prefeitura de Balneário Piçarras

Treze comerciantes de Balneário Piçarras conheceram na tarde de quinta-feira, 3, o programa Senac de Segurança Alimentar. A apresentação ocorreu na Casa do Turista e foi ministrada pelo orientador de Gastronomia do Serviço Nacional de Aprendizagem Comercial, o gastrônomo Rafael Beuther.

Durante o encontro foi oferecida consultoria às empresas no sentido de orientá-las sobre a importância e os benefícios que as boas práticas e o controle higiênico-sanitário podem trazer à produção.

“Além de garantir a segurança do alimento, seguir a legislação sanitária contribui para a redução do desperdício e o aumento da produtividade”, salienta Rafael, que tem especialização em Vigilância Sanitária e Controle da Qualidade aplicada à produção de alimentos e também é mestre em Turismo e Hotelaria.

Os benefícios do programa vão além. Rafael explica que o correto armazenamento dos alimentos, a distribuição, a forma de produção e a higiene contribuem para a diminuição dos riscos de doenças. “Esses fatores, sem dúvida, geram diferenciais competitivos para o negócio”, avalia o gastrônomo.

Segundo a secretária de Turismo e Cultura, Susan Corrêa, os comerciantes aprovaram a consultoria. Alguns, inclusive, preencheram a ficha de inscrição no ato da apresentação. “Além de contribuir para a segurança alimentar e a diminuição do desperdício, as boas práticas reduzem despesas e adequam o fluxo de produção ao espaço disponível”, destaca Susan.

O Serviço Brasileiro de Apoio às Micro e Pequenas Empresas (Sebrae) subsidia até 80% do projeto, o que oferece ainda mais acessibilidade. “Além disso, cada empresa terá a sua consultoria individual”, salienta Rafael Beuther.

O programa inicia no fim de setembro e tem previsão de término para o início da dezembro.

A consultoria oferecida pelo Senac aos comerciantes de Balneário Piçarras é uma ação idealizada pelo Governo Municipal, por meio da Secretaria de Turismo e Cultura.