Postado dia 18/01/2018 às 18h14 - Atualizado em 31/01/2018 às 18h59

Defesa Civil e Secretaria de Assistência Social entregam kits para vítimas das inundações

Doações incluem colchões, alimentos e material de limpeza
Fonte: Assessoria de Imprensa da Prefeitura Municipal de Penha

A Secretaria de Assistência Social de Penha, em parceria com a Defesa Civil, entregou nesta semana, pacotes de ajuda para cerca de 150 famílias vítimas das inundações que ocorreram no município de Penha.

Foram três tipos de kits diferentes: Colchões, cestas básicas e material de limpeza. “Fizemos um cadastro das famílias atingidas, e cada uma recebeu aquilo que necessitava. Algumas só queriam os colchões mesmo, outras só queriam o material de limpeza, e assim por diante”, explica o Secretário de Assistência Social de Penha, Sérgio de Mello.

Os kits foram viabilizados numa parceria da Prefeitura de Penha com a Defesa Civil de Santa Catarina. “Já tínhamos entregues alguns kits custeados com os recursos próprios da secretaria, e nesta quarta-feira, entregamos os kits conseguidos com a Defesa Civil estadual”, relatou Sérgio de Mello.

As inundações que aconteceram em Penha no último dia 11 afetaram diretamente mais de 200 famílias, cerca de 500 pessoas. “Muitas famílias perderam móveis, outras perderam roupas, colchões, até a alimentação”, conta o responsável pela Defesa Civil de Penha, Edpo Cristiano Bento. “Aquelas famílias que precisaram de alguma ajuda quanto a alimentação, limpeza e colchões procuramos ajudar”, contou.

Já para as famílias que perderam móveis, a solução apontada pela Defesa Civil é pleitear a liberação do FGTS junto ao governo federal. “Já elaboramos o pedido, agora é uma questão burocrática. A liberação do FGTS de Penha deve ocorrer junto com das demais cidades catarinenses que sofreram com inundações”, esclareceu Edpo.