Postado dia 18/01/2018 às 18h11 - Atualizado em 31/01/2018 às 18h59

Horta Escolar de Penha gera nabo gigante

Vegetal de 1,5 kg foi colhido na Casa da Amizade e doado para família carente
Fonte: Assessoria de Imprensa da Prefeitura Municipal de Penha

Na última quarta-feira, dia 17, a retirada de um nabo de 1,5kg surpreendeu a equipe da Secretaria de Pesca e Agricultura, que coordena o projeto de Hortas Escolares nas Escolas do município de Penha. “Geralmente um nabo não passa de 300 gramas”, explica o diretor de agricultura da secretaria, José Simoni.

Durante essa semana, a secretaria está realizando o trabalho de limpeza e aplicação de calcário no terreno das hortas escolares, que terá replantio no início do ano letivo escolar. As hortas, que estão implantadas em 16 unidades escolares, produzem vegetais e hortaliças livres de agrotóxicos que são utilizados diretamente na merenda escolar das crianças. Além disso, os próprios alunos participam do plantio, manutenção e colheita da horta da sua escola, aprendendo noções sobre cultivo de alimentos e como funciona a natureza. O projeto é uma parceria da Secretaria de Pesca e Agricultura com a Secretaria Municipal de Educação.

O nabo gigante foi descoberto durante a limpeza da horta na creche da Casa da Amizade, no centro de Penha. “Ele chegou a esse tamanho porque deveria ter sido colhido no ano passado, mas com o encerramento do ano letivo, não teve essa necessidade”, explica José Simoni. Como as escolas ainda estão em férias, a Secretaria de Pesca e Agricultura doou o vegetal para uma família carente do município. A hortaliça havia sido plantada no mês de setembro.

Além de nabos, as hortas escolares de Penha também produzem cenouras, alfaces, beterrabas, repolho, tomates e cebolinhas. “Algumas delas tem brócolis e couve-flor. Cada escola decide o que quer plantar”, explicou o diretor de agricultura.