Postado dia 21/11/2017 às 19h19 - Atualizado em 25/11/2017 às 10h20

Ligações irregulares comprometem abastecimento de água em Penha

Fonte: Assessoria de Imprensa

As ligações clandestinas estão entre os maiores problemas que afetam a distribuição de água tratada em Penha. De janeiro a novembro deste ano a concessionária Águas de Penha identificou 1.500 casos no sistema. Só na primeira quinzena de novembro foram identificadas 120 ligações clandestinas no município.

Este tipo de situação prejudica não só o sistema, como a saúde da família abastecida e a comunidade. “As fraudes ou os famosos ‘gatos’ comprometem a estrutura física da rede em função de infiltrações e, geralmente, o material utilizado para este tipo de procedimento é inadequado e acaba causando vazamentos e desperdício de água”, destaca o supervisor comercial da Águas de Penha, Celmo Barbosa.

A Águas de Penha também chama a atenção para outra problemática: a contaminação da rede de água. As ligações irregulares prejudicam o fornecimento, sobretudo causando transtornos para o consumidor regular, devidamente cadastrado e que mantém suas contas de água em dia. “Outro problema é a redução de pressão na rede ou até a falta da mesma. A água pode chegar mais fraca e até mesmo contaminada, pois não sabemos quais os materiais e métodos que foram usados para fazer a ligação irregular”, pontua Celmo.