Postado dia 31/01/2018 às 18h21 - Atualizado em 31/01/2018 às 18h21

Palestra orienta como jovens podem ingressar no mercado de trabalho através dos Programas Menor Aprendiz e Jovem Aprendiz

Adolescentes acima de 14 anos podem trabalhar, desde que com autorização dos pais
Fonte: Assessoria de Imprensa da Prefeitura Municipal de Penha

Na próxima quinta-feira, dia 1º, acontecerá uma palestra sobre os programas de estágio “Menor Aprendiz” e “Jovem Aprendiz”, a partir das 13h30, no auditório da Pousada Pedra da Ilha, na Praia Alegre. O evento é uma parceria da Escola Profissionalizante Prepara Cursos com a Prefeitura Municipal de Penha, através da Secretaria de Assistência Social.

“Nosso objetivo é dar orientações para os pais, jovens e empresários de como legalmente criar estágios nas empresas, como os jovens podem ser contratados e inseridos no mercado de trabalho”, explica o Secretário de Assistência Social de Penha, Sérgio de Mello.

Segundo a atual legislação brasileira, jovens menores de 18 anos podem trabalhar com autorização dos pais a partir dos 14 anos, sendo que abaixo de 16 anos somente podem trabalhar quatro horas diárias no programa “Menor Aprendiz” e abaixo dos 18 anos no máximo seis horas diárias nos programas jovem aprendiz ou como estagiários.

De olho nesse mercado em potencial, a empresa Prepara Cursos criou o programa Mais Empregos, um projeto social onde são divulgadas vagas de empregos das empresas da região e encaminhados os candidatos de acordo com o perfil desejado pela empresa, sem cobrar valor algum de ambos os lados. “Vemos aqui em nossa região uma necessidade muito grande de abertura de vagas de empregos para as idades de menor Aprendiz (14 à 16 anos), Jovem Aprendiz (16 à 21 anos) e estágios de ensino médio”, explica a diretora do Prepara Cursos de Penha, Paula Celestino. “Queremos incentivar as empresas a fazerem essa contratação e orientar os pais e adolescentes para essas vagas, além de como o Jovem deve se preparar para alcançar sua vaga de Aprendiz”, complementou.

Para participar da palestra, os interessados deverão se inscrever na sede da Prepara Cursos de Penha, situada na Rua Nilo Anastácio Vieira, nº 228, no horário de expediente das 8 às 20 horas, sem fechar para o almoço.

Os primeiros inscritos ganharão um Guia da Profissão, e todos os inscritos ganharão um certificado de participação.