Postado dia 10/05/2017 às 09h44 - Atualizado em 11/05/2017 às 10h33

Prefeitura começa a reestruturar captação pluvial da Rua Valdomiro Bernardes

Nova tubulação contemplará toda rua e terá caixa coletora maior
Fonte: Assessoria de Imprensa da Prefeitura de Penha

Começaram nessa semana as obras de ampliação e reestruturação da rede de captação pluvial na Rua Valdomiro Bernardes, uma das que mais sofreu com alagamento após a forte chuva que caiu na semana passada. A principal causa foi a tubulação precária, incapaz de fazer o escoamento necessário para que o acumulo d’água não tivesse tanto impacto.

Ao escavar a rua para substituir a antiga tubulação, a equipe da Secretaria de Serviços urbanos não só constatou que apenas metade da rua era tubulada, como havia desnível, impedindo que a água caísse apropriadamente na caixa coletora e de lá para o restante da rede de captação pluvial.

“Nós chamamos um topógrafo, e não vamos só trocar a tubulação, mas ela será feita de forma correta, na diagonal, permitindo que a água tenha vazão e caia apropriadamente na rede coletora”, explica o secretário de serviços urbanos João Batista Porto.

Além de trocar a tubulação por tubos de 60 metros, a prefeitura também vai tubular toda a rua, e fazer uma caixa coletora maior no final dela, capaz de dar conta da vazão das várias ruas transversais que desembocam na rua, totalizando uma obra que envolverá mais de 200 tubos. “Não podemos pensar num sistema de drenagem somente para a Valdomiro Bernardes, ela é um ponto central aonde vai escoar a água da chuva das ruas vizinhas, e por isso alagou tanto”, pondera o secretário.