Postado dia 14/11/2017 às 19h42 - Atualizado em 16/11/2017 às 19h25

Prefeitura de Penha e Cidasc articulam implantação do SISBI no município

Sistema de Inspeção de Produtos de Origem Animal vai facilitar venda de produtos da cidade para o resto do país
Fonte: Assessoria de Imprensa da Prefeitura de Penha

Na manhã da última terça-feira, dia 14, o prefeito Aquiles da Costa, o vice-prefeito Lindomar Schulle e o Secretário da Pesca Fabiano Nunes se reuniram com representantes da CIDASC (Companhia Integrada de Desenvolvimento Agrícola de Santa Catarina) e alguns empresários do ramo pesqueiro para discutir a instalação do SISBI – Sistema Brasileiro de Inspeção de Produtos de Origem Animal – no município.

O objetivo é dar condições para que os produtos pesqueiros de Penha possam ser comercializados através de todo país, e por isso as empresas daqui precisam obter este selo. Os municípios podem solicitar a equivalência dos seus Serviços de Inspeção com o Serviço Coordenador do SISBI, mas para obtê-la, é necessário comprovar que têm condições de avaliar a qualidade e a inocuidade dos produtos de origem animal com a mesma eficiência do Ministério da Agricultura, e é nesse sentido que a prefeitura, através da secretaria de pesca e agricultura e a vigilância sanitária vai trabalhar.

O Sistema Brasileiro de Inspeção de Produtos de Origem Animal (SISBI-POA) faz faz parte do Sistema Unificado de Atenção a Sanidade Agropecuária (SUASA), que padroniza e harmoniza os procedimentos de inspeção de produtos de origem animal para garantir a inocuidade e segurança alimentar.

“Estamos trabalhando para implantar legalmente esse sistema em Penha, o que vai beneficiar as empresas locais de beneficiamento e todas as famílias que tem sua renda e emprego gerado por elas”, explicou o prefeito Aquiles da Costa.