Postado dia 20/10/2017 às 23h57 - Atualizado em 27/10/2017 às 19h40

Prefeitura fará drenagem emergencial em trecho do Rio Iriri

Obra visa possibilitar navegação dos pescadores locais
Fonte: Assessoria de Imprensa da Prefeitura de Penha

Na última sexta-feira, dia 20, o Prefeito de Penha Aquiles da Costa esteve reunido com pescadores do centro do município, onde discutiram os problemas de navegabilidade do Rio Iriri. Também participaram da reunião o Secretário da Pesca e Agricultura Fabiano Nunes, o Secretário da Administração Diego Mattiello, o Secretário da Fazenda Leandro Borba e o Vereador Luiz Américo Pereira.

O leito do rio há anos vem se assoreando, criando um problema não só para o escoamento pluvial da cidade, mas também para a navegação fluvial. Para resolver definitivamente essa condição, o governo municipal já elaborou um projeto de desassoreamento a fim de buscar recursos junto ao governo federal para a obra, estimada em mais de 2 milhões de reais.

No entanto, devido a situação emergencial dos pescadores, a prefeitura resolveu executar uma ação de desassoreamento no trecho próximo da foz. “Não é a dragagem total que o rio precisa, mas deve resolver o problema dos pescadores enquanto a cidade busca viabilizar essa grande obra que é importante para toda a cidade, a fim de reduzir de maneira significativa as ocorrências de alagamentos”, apontou Aquiles.

A previsão é que as obras comecem nas próximas semanas, tão logo seja contratada uma empresa para executar a obra.