Postado dia 05/10/2017 às 19h52 - Atualizado em 06/10/2017 às 18h54

Programa Alô Prefeitura garante agilidade e transparência no atendimento à população

Cidadãos podem agora requerer serviços e informações da prefeitura através da Internet
Fonte: Assessoria de Imprensa da Prefeitura de Penha

Mais conforto, mais agilidade, e mais transparência no atendimento junto ao público. Essas são as metas do programa “Alô Prefeitura”, que após um período de testes com o programa piloto “Alô Cidadão” agora está em pleno funcionamento na administração pública municipal. O serviço pode ser acessado diretamente na página da prefeitura, penha.sc.gov.br, clicando no ícone “Alô Prefeitura”.

Tendo como plataforma o “1Doc”, um portal web desenvolvido essencialmente para esse fim, o programa garante não só o cumprimento da lei de acesso à informação, como disponibiliza para cada cidadão a oportunidade de fazer requerimentos solicitando não só informações, mas serviços como consertos nas ruas, iluminação pública, perguntas sobre o funcionamento das unidades de saúde e de educação, e todos os demais serviços públicos oferecidos pela prefeitura, além de denúncias à vigilância sanitária, fiscalização de obras e fazendária. “Podem ser enviados documentos, fotos, entre outros arquivos anexados e todo processo pode ser acompanhado pelo cidadão, que saberá onde e com quem está sua solicitação. Basta que o cadastro seja feito com um e-mail válido e sempre será notificado a cada salto que o processo fizer”, explica o diretor de T.I. da prefeitura, Carlos Marcelino, um dos idealizadores do programa.

O principal objetivo do governo municipal é que todos os pedidos, perguntas, protocolos e requerimentos sejam respondidos a cada cidadão dentro de 30 dias. “O novo sistema vai permitir que cada requerimento chegue diretamente às pessoas responsáveis pelo setor solicitado, e além de estabelecer prazos de resposta que devem ser seguidos pelos servidores, o sistema também permite que as pessoas acompanhem o processo de atendimento da sua solicitação”, complementa Carlos. “Para se cadastrar no Alô Prefeitura basta usar sua conta de facebook ou de email”, adiciona. Da mesma forma, quem enviar mensagens para a página da prefeitura, de agora em diante vai receber uma resposta automática dizendo para se cadastrar no Alô Prefeitura.

Além do link direto ao Alô Prefeitura na página inicial penha.sc.gov.br, são disponibilizados mais outros dois botões de acesso fácil e rápido: Protocolo, onde todos os pedidos de requerimento que são protocolado no departamento de tributação na Secretaria da Fazenda podem ser acessados por empresas ou cidadãos; e Ofícios, onde os ofícios podem ser enviados pela internet, não sendo necessário vir até a prefeitura para entregar esta documentação.

“Com o Alô Prefeitura estaremos aproximando mais o governo das pessoas, dando mais transparência aos atos administrativos e mais agilidade no atendimento”, explica o prefeito Aquiles da Costa. “Esse é um dos instrumentos que estamos implantando para democratizar o governo, conforme nos propomos desde o princípio”, comentou, fazendo alusão a uma das propostas de seu programa de governo.

Além de facilitar o acesso à informação aos moradores, o governo municipal também criou uma ouvidoria para ficar responsável pelo cumprimento da legislação. “Há alguns anos a prefeitura de Penha vem sendo questionada sobre o cumprimento da Lei de Acesso à informação. Com a ouvidoria, criamos um instrumento para garantir sua execução, cumprindo uma das metas do prefeito municipal que é dar mais transparência para as ações do governo”, explica a Controladora Geral do município Susana Perinotti de Borba.

CONHEÇA OS SERVIÇOS E INFORMAÇÕES QUE PODEM SER SOLICITADOS ATRAVÉS DO ALÔ PREFEITURA:

Assistência Social

Conduta de Funcionários

Creches e Escolas

Educação

Falta de vagas

Merenda

Professores

Transporte escolar

Esgoto

Estabelecimento irregular

Condição sanitária irregular

Estabelecimento com acessibilidade irregular

Estabelecimento sem alvará

Estabelecimento sem nota fiscal

Estabelecimento sem saída de emergência

Falta de Higiene

Mercadorias vencidas

Ocupação irregular de área pública

Governo

Abuso de poder

Demora em processo

Desorganização

Desvio de função

Desvio de verba pública

Nepotismo

Iluminação e Energia

Limpeza e Conservação

Coleta de Lixo Comum

Coleta pesada

Entulho em via pública

Limpeza em terreno baldio

Limpeza urbana

Mato alto

Poda de árvores de rua

Meio Ambiente

Aterro sanitário irregular

Desmatamento irregular

Maus tratos a animais

Poluição Ambiental

Queimada irregular

Outros

Praça e ou quadra para lazer e esportes

Programas Sociais

Recursos Humanos

Saúde

Demora em marcar consulta procedimento

Falta de materiais em Posto de Saúde

Falta de medicação

Foco de dengue

Infestação / Proliferação de animais ou pragas

Médicos

Postos de Saúde

Transporte para tratamento

Vacinas

Segurança

Baderna

Ponto de assalto/roubo

Ponto de tráfico de drogas

Risco de desmoronamento

Trânsito e Vias

Acessibilidade para deficientes visuais

Asfalto

Bloqueio na via

Buraco

Calçadas

Estacionamento irregular

Faixa de pedestre

Lombadas

Placas de sinalização

Semáforos

Via sem pavimentação (Estrada de chão)

Transporte Público

Horários

Ônibus danificado

Ponto de ônibus

Super-lotação

Transporte irregular

Urbanismo e InfraestruturA

Construção Irregular

Demora em Obra PúblicA

Fiscalização de Obras

Imóvel abandonado

Invasão de área pública

Serviço mal feito