Postado dia 14/12/2017 às 20h27 - Atualizado em 16/12/2017 às 13h38

Secretaria de Assistência Social faz campanha para que contribuintes doem parte do imposto de renda para o Fundo da Infância e Adolescência

Secretaria de Assistência Social faz campanha para que contribuintes doem parte do imposto de renda para o Fundo da Infância e Adolescência
Fonte: Assessoria de Imprensa da Prefeitura de Penha

Durante essa semana, a Secretaria de Assistência Social de Penha, em conjunto com o Conselho Municipal dos Direitos da Criança e Adolescente (CMDCA), iniciaram uma campanha para que contribuintes de Penha doem parte do seu imposto de renda de 2018 para o Fundo Da Infância e Adolescência (FIA).

“Poucas pessoas sabem, mas quando fazem a declaração do imposto de renda, elas podem determinar que parte do dinheiro, até 3% do valor total, sejam destinados para o FIA”, explica o Secretário de Assistência Social de Penha, Sérgio de Mello.

Os recursos arrecadados ficam no Fundo da Infância e Adolescência do próprio município, e são utilizados para ações de proteção, apoio e orientação de crianças e adolescentes, como cursos, palestras, oficinas, e eventos. O recurso também pode ser destinado para projetos encaminhados por entidades de apoio e assistência à infância e adolescência que existem no município, e sejam aprovados pelo Conselho Municipal dos Direitos da Criança e Adolescente. “Na tarde desta sexta-feira, terá a última reunião do ano da Conselho, onde serão analisados os projetos apresentados, a maioria deles na área da nutrição, saúde mental, e esporte”, adiantou Sérgio de Mello.

“Resolvemos fazer essa campanha de conscientização para informar as pessoas e as empresas da cidade dessa opção”, explica o presidente do CMDCA, o psicólogo Cláudio de Souza Limeira. “A doação de um percentual do imposto de renda para o FIA não implica em nenhum acréscimo ao imposto que a pessoa já paga, só sua opção de o que ela vai pagar, até 3% pode destinar para esse fundo”, esclarece.

Para que os moradores e empresários estejam cientes dessa possibilidade durante a declaração do imposto de renda no ano que vem, as equipes da secretaria e do conselho fizeram uma panfletagem com material explicativo nos estabelecimentos comerciais da cidade durante essa semana. “A campanha vai continuar até o fim do período da declaração do imposto”, apontou Cláudio.

“Doar diretamente para o FIA é uma forma de garantir que não só parte do seu tributo fique em Penha, como seja destinado a ações de prevenção, orientação e cuidados com os menores da cidade”, acredita o secretário de assistência social de Penha, Sérgio de Mello. “Muito se fala de violência e criminalidade juvenil, mas o que a sociedade está fazendo para prevenir, para evitar isso? Doar para o FIA é uma forma do cidadão fazer a sua parte, e ajudar a apontar um futuro melhor para esses jovens”, opinou.