Postado dia 16/11/2017 às 19h18 - Atualizado em 17/11/2017 às 12h21

Colegiado Regional de Cultura se reúne no Legislativo Penhense

Fórum Municipal será realizado em março de 2017
Fonte: assessoria de imprensa da Câmara de vereadores de Penha

A Câmara de Vereadores de Penha recebeu, na tarde de terça-feira (14), o Colegiado Regional de Cultura da Associação dos Municípios da Foz do Rio Itajaí (AMFRI). Além dos membros do colegiado, participaram da reunião representantes do Departamento de Cultura de Penha e a presidente do Legislativo Penhense, Maria Juraci Alexandrino (PMDB), anfitriã do encontro.

A reunião teve o objetivo de propor estratégias de gestão para o município de Penha, que ainda não desenvolve as políticas públicas na área da Cultura, previstas pelo Sistema Nacional de Cultura e pelo Plano Nacional de Cultura. “Nosso objetivo, enquanto colegiado, é verificar as fragilidades dos municípios na área da Cultura e, a partir disso, propor estratégias de gestão e de políticas públicas”, ressalta Nívea da Silva Bucker, presidente do Colegiado da Amfri, conselheira estadual de Cultura e presidente da Fundação Municipal de Cultura de Bombinhas.

Nívea e os demais membros do colegiado ressaltaram durante o encontro a importância de se criar uma fundação para que as políticas públicas na área da Cultura possam ser desenvolvidas de forma autônoma, uma vez que atualmente a Cultura é atrelada à Secretaria Municipal de Educação.

Entre os membros do colegiado, também estavam a coordenadora Jeanete Fagundes Simas, Cristiani de Jesus e Josimar José de Porto Belo e Silvana Pereira, diretora de Cultura de Balneário Piçarras.

Representando o Departamento de Cultura, se fizeram presentes o diretor Eduardo Bajara Souza e o professor Roberto Leite que apontaram as dificuldades enfrentadas e possíveis soluções para a área cultural no município. A principal deliberação da reunião foi o agendamento para a realização do Fórum Municipal de Cultura em março do próximo ano, além do compromisso do Legislativo Municipal de promover a discussão quanto a criação de uma Fundação, bem como o Conselho de Cultura. “Vamos lutar, através do Poder Legislativo, para que possamos criar a nossa Fundação Cultural, criar o Conselho Municipal de Cultura, implementando essas políticas públicas tão importantes para a nossa comunidade”, garantiu Juraci.