Postado dia 09/11/2017 às 19h20 - Atualizado em 11/11/2017 às 12h14

Penha participará do 24º Açor com Mastro de São Sebastião

Grupo de Foliões Itapocoroy é o único do estado que ainda realiza essa manifestação religiosa
Fonte: Assessoria de Imprensa da Prefeitura Municipal de Penha

A partir do dia 10, Penha estará presente na 24ª edição do AÇOR – Festa da Cultura Açoriana de Santa Catarina, que neste ano será realizada na Enseada do Brito, em Palhoça. O evento é promovido pelo Núcleo de Estudos Açorianos (NEA) da Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC) e atrai grupos folclóricos de todo o estado, com objetivo de incentivar a divulgação e preservação da cultura açoriana.

Penha será representada pelos foliões da Festa do Divino Espírito Santo e pelo Grupo de Foliões Itapocoroy, que fará a apresentação da Dança do Mastro de São Sebastião. Atualmente, Penha é a única cidade catarinense onde essa manifestação religiosa e folclórica continua acontecendo.

Já os foliões da Festa do Divino participarão da missa do encontro das bandeiras do Divino de Santa Catarina, às 09h30 de domingo, dia 12.

A comitiva de cerca de 50 pessoas terá apoio do departamento de Cultura da prefeitura municipal de Penha, que ainda pleiteia trazer para o município o AÇOR do ano que vem. A cidade já sediou o evento há 20 anos atrás em 1997, e agora quer sediá-lo novamente como parte das comemorações do aniversário de 60 anos de emancipação política-administrativa de Penha.

O evento em Palhoça acontecerá neste final de semana, de 10 a 12 de novembro, no Salão Colonial da Casa de Cultura Açoriana de Palhoça. A entrada é gratuita e haverá dezenas de apresentações culturais, que vão desde o boi de mamão, terno de reis, apresentações teatrais e musicais, danças folclóricas e outras manifestações e exposições sobre a cultura açoriana.