Postado dia 17/11/2017 às 12h14 - Atualizado em 18/11/2017 às 14h47

Penha recebe evento dos 200 anos da Nova Ericeira no dia 30 de novembro

Fonte: Assessoria de Imprensa da Prefeitura de Penha

Em 2018, a “Nova Ericeira”, o primeiro empreendimento pesqueiro do Brasil, completa 200 anos, e as comemorações já começaram. Penha, que fez parte da histórica colônia pesqueira será a terceira cidade a fazer um evento alusivo à data. A iniciativa conta com o apoio do Departamento de Cultura da Prefeitura de Penha e acontecerá no próximo dia 30 de novembro, uma quinta-feira.

O evento terá apresentações culturais como o Boi de Mamão Infantil, a dança de São Gonçalo e músicas do Grupo Itapocoróy, de Armação. Também haverá a exibição do documentário “Navegantes” e de uma roda de conversa com jornalistas e escritores de Penha e região. Entre eles, Magru Floriano, Rogério Pinheiro, Eduardo (Bajara) Souza, Dieter Hans Kohl, Isaque de Borba Correa e Cláudio Bersi.

O documentário “Navegantes” aborda a colonização portuguesa no litoral catarinense pelo olhar de seus moradores. Contemplado pela Lei de Incentivo à Cultura de Navegantes e com o apoio cultural da Portonave, o filme mostra que os descendentes de portugueses têm origem em diversas regiões de Portugal e não só do Arquipélago dos Açores.

O evento será realizado no Porto Penha Food Park, que fica na avenida Alfredo Brunetti, nº 481, bairro Armação, próximo ao Parque Beto Carrero World. A entrada é gratuita.

Penha é terceira cidade a receber o evento dos 200 anos da Nova Ericeira em 2017. Os municípios de Bombinhas e Navegantes já lembraram a data este ano. A programação de aniversário segue até março de 2018, em outras sete cidades do litoral catarinense.



Nova Ericeira

Em fevereiro de 1818, Dom João VI foi coroado rei de Portugal, Brasil e Algarves. Uma das primeiras medidas como monarca foi a criação de uma colônia pesqueira no Sul do Brasil. O Aviso Régio de 25 de março de 1818 tornou oficial a ideia sugerida no dia 18 de outubro de 1817, por Justino José da Silva, comerciante e ex-presidente da Câmara Municipal da Ericeira, em Portugal.

Coube ao então Intendente da Marinha de Santa Catarina, o comandante Miguel de Souza Mello e Alvim, a fundação do povoado no litoral catarinense. O local indicado foi a Enseada das Garoupas, hoje cidade de Porto Belo.

Além de Porto Belo, fizeram parte da Nova Ericeira as cidades de Balneário Camboriú, Bombinhas, Camboriú, Governador Celso Ramos (Ganchos), Itajaí, Itapema, Navegantes, Penha e Tijucas.

Os pescadores ericeirenses trouxeram técnicas pesqueiras, que foram repassadas de geração a geração e contribuíram para o desenvolvimento pesqueiro catarinense.
Local de passagem e instalação dos fenícios há 1000 antes de Cristo, a Ericeira é uma vila turística situada a 35 km a noroeste de Lisboa. Ericeira significa "terra de ouriços", devido aos numerosos ouriços do mar que podiam ser encontrados nas suas praias.