Postado dia 20/03/2017 às 19h19 - Atualizado em 23/03/2017 às 10h26

Alimentação escolar é ampliada no ensino infantil

Agora crianças que ficam meio período recebem duas refeições
Fonte: Assessoria de Imprensa da Prefeitura de Penha

A alimentação escolar foi ampliada nas creches e centros de educação infantil. Agora, os alunos que ficam apenas meio-período (ou de manhã ou a tarde) também recebem duas refeições. Antes os alunos acima de 4 anos tinham apenas 1 refeição durante seu período na unidade escolar.

“No período integral as crianças já recebiam 4 refeições”, explica a nutricionista da rede pública municipal de ensino, Michele Golin Casagrande Colossi. “Eram duas refeições para cada turno, então foi decidido ampliar isso também para as crianças que ficam meio-período”.

A ampliação da alimentação é apenas uma das mudanças que vem acontecendo na merenda escolar da rede municipal de ensino. O cumprimento mais rígido do cardápio escolar é outro avanço. “Fizemos no início do ano uma reunião com os novos gestores, além das merendeiras e serventes. Nela foi ressaltada mais uma vez a necessidade de seguir o cardápio que é elaborado segundo as necessidades nutricionais dos estudantes”, coloca Michele.

Neste ano, visando tornar o cardápio ainda mais saudável, já estará sendo incluída na nova licitação de compra de alimentos, produtos como pães com vegetais e mais variedade de frutas e verduras. “A cada ano vamos incluindo novos itens. A melhora do cardápio é progressiva, conforme os recursos financeiros disponíveis”, conta a nutricionista.

“O programa de alimentação escolar não é apenas oferecer alimentos”, enfatiza. “Também se trata da educação alimentar das crianças, de estimular o consumo de comidas saudáveis, visando manter essa alimentação pelo resto da vida”, expõe.

A fim de garantir o cumprimento do cardápio proposto pela nutricionista, uma das tarefas do Conselho de Alimentação Escolar também é fazer essa fiscalização. As merendeiras também tem passado por cursos de capacitação, dos quais está previsto mais um para este ano.