Postado dia 18/09/2017 às 19h30 - Atualizado em 18/09/2017 às 19h31

Profissionais da educação de Penha participam de Formação sobre Alimentação Escolar

Fonte: Assessoria de Imprensa da Prefeitura de Penha

Nutricionista, merendeiras, membros do Conselho de Alimentação Escolar, além do secretário municipal de pesca e da presidente da Associação de Pescadores artesanais de Penha participaram do curso de Formação Integrada sobre Alimentação Escolar, que aconteceu de 04 a 06 de setembro na cidade de Balneário Camboriú, nas dependências da Faculdade Avantis. O curso foi oferecido pelo Centro Colaborador em Alimentação e Nutrição do Escolar (CECANE-SC) da Universidade Federal de Santa Catarina para todos os municípios da região da AMFRI.

“O município de Penha se fez presente com oito merendeiras das Escolas e Creches, três conselheiros do CAE e com a participação da Secretaria Municipal de Pesca e da Associação dos Pescadores Artesanais de Penha, preenchendo todas as vagas oferecidas pelo CECANE ao município”, comentou a nutricionista da rede pública municipal de Penha, Michele Golin Casagrande Colossi.

Ela participou, junto com nutricionistas dos municípios de Penha, Balneário Piçarras, Balneário Camboriú, Camboriú, Itapema, Bombinhas, Ilhota, Luiz Alves e Porto Belo, de curso no dia 04 onde estes profissionais puderam aprimorar seus conhecimentos em alimentação escolar e principalmente trocar experiências de trabalho. Os temas abordados neste dia foram relacionados à elaboração de cardápios e as especificações técnicas dos alimentos.

Nos dias 05 e 06 a Formação contou com a participação de Nutricionistas, Merendeiras, Membros dos CAEs (Conselhos de Alimentação Escolar) municipais e representantes de Agricultores Familiares. Nestes dias os temas abordados foram Direito Humano à Alimentação Adequada e Princípios e Diretrizes do PNAE para todos os participantes. Após foram reunidos em grupos e discutiram assuntos específicos. Os Conselheiros dos CAEs receberam formação sobre Controle social, Atribuições do CAE, Cardápios da alimentação escolar, Compras públicas e Prestação de contas. As merendeiras foram orientadas sobre suas atribuições na Alimentação Escolar, Alimentação adequada, Controle higiênico-sanitário, Controle social e trabalho em equipe.

Além do conhecimento adquirido no curso, merendeiras e conselheiros tiveram a oportunidade de conhecer representantes de outros municípios, saber sobre a realidade das cidades vizinhas e trocar experiências. Ao final os participantes ficaram muito satisfeitos e voltaram aos seus trabalhos mais preparados e motivados a fazer o melhor pela alimentação dos alunos da rede municipal de ensino de Penha.