Postado dia 26/12/2017 às 16h32 - Atualizado em 26/12/2017 às 16h33

Beira-Mar realiza clássico entre as torcidas dos times cariocas nesta quarta-feira, dia 27

Tradição de mais de 35 anos reencena rivalidade das maiores torcidas do futebol em Penha

Amanhã, quarta-feira, dia 27, acontece mais uma edição do tradicional embate entre os torcedores do Flamengo, Vasco e Fluminense em Penha, promovido há 36 anos pelo clube Beira-Mar. “A rivalidade começou entre o Flamengo e o Vasco, mas com o tempo os torcedores do Fluminense foram aparecendo e pedindo pra jogar também”, explica o presidente do Beira, Alexandre Antônio.

Por muitos anos, Flamengo e Vasco monopolizavam o coração dos torcedores penhenses, fomentando uma amistosa rivalidade que a partir dos anos 80 gerou os tradicionais jogos de fim de ano no Beira-Mar, onde os fãs dos dois times reencenavam este clássico carioca numa partida de futebol. “As partidas aconteciam no fim de ano porque muitos moradores trabalhavam embarcados, e só nas festas todo mundo encontrava-se em Penha”.

Este ano, o clássico das torcidas cariocas acontecerá sobre a forma de triangular. O primeiro jogo, marcado para as 15 horas, será entre Flamengo X Fluminense. O segundo jogo será às 16h30, entre Vasco e o perdedor do Fla-Flu. Finalmente, às 18h30, acontecerá o jogo entre Vasco e o vencedor do Fla-Flu. Os jogos terão apoio e arbitragem promovidos pela FME – Fundação Municipal de Esportes de Penha.

Como nos anos mais recentes, haverá música e churrasco, e o bar do Beira estará aberto para os amigos se reverem e colocar a conversa em dia. Para participar, o torcedor tem que adquirir a camiseta do beira-mar com o escudo do seu time carioca favorito, no valor de 50 reais, que também será vendida no local. O evento acontece no campo do Beira-Mar, localizado na Avenida São João, atrás da antiga panificadora Bel-Mar.

“É sempre uma festa muito amistosa, onde a rivalidade sempre acaba no campo da brincadeira. Com certeza um exemplo para os torcedores do resto do país”, aponta Alexandre Antônio.