Postado dia 10/07/2017 às 23h02 - Atualizado em 11/07/2017 às 23h05

Cerimônia de Abertura marca história dos Jogos Escolares de Penha

Emocionante solenidade encanta centenas de pessoas que foram ao Ginásio de Esportes
Fonte: Assessoria de Imprensa da Prefeitura de Penha

Não faltou emoção para quem acompanhou a abertura oficial dos 22º Jogos Escolares de Penha (JEP), que aconteceu no Ginásio Municipal de Esportes Sebastião João de Souza, na última quinta-feira, dia 06.

Delegações representando todas as 15 escolas que participam da maior competição desportiva do município, envolvendo alunos das redes municipal, estadual e particular de ensino, foram apenas as primeiras a desfilar, numa cerimônia que demonstrou a importância e tradição do evento.

Tradição que foi resgatada com uma homenagem ao ex-secretário de turismo e esporte Gentil Abílio Serpa Filho, o Tilinho, criador do JEP. Um vídeo com depoimentos da família e amigos foi exibido, relembrando a importância do ex-secretário no esporte local. É o nome dele que estará na taça para os campeões de cada modalidade e também do troféu de campeão geral da competição. Também serão homenageados com os nomes nos troféus o ex-diretor de Esporte Lafaiete Schneider e a ex-assistente administrativa Viviane Leite.

A abertura dos jogos contou com um grande público lotando o ginásio de esportes, e também das autoridades municipais, encabeçadas pelo prefeito Aquiles da Costa, que veio acompanhado pelo vice-prefeito Lindomar Schulle, e demais secretários.

Após o desfile das delegações, foi a vez da FAMUPE – Fanfarra Municipal de Penha – desfilar e fazer um belo espetáculo municipal, arrancando calorosos aplausos dos presentes. Também muito aplaudidas foram as apresentações dos alunos do judô, capoeira e muay thai do projeto Contra-Turno. Finalizando as apresentações, um espetáculo surpreendente de contorcionismo foi apresentado pela jovem Yade Omar, coordenada por seu pai e treinador Jasif Ali Omar.

“A equipe da FME, Secretaria da Educação, associações e parceiros envolvidos, estão de parabéns”, elogiou o prefeito Aquiles da Costa. “Acredito que nunca uma abertura do JEP foi tão emocionante, e tão elaborada, respeitando e dando mostra da importância dos jogos para o município”.

Mais de 500 estudantes participam da competição, que não apenas estimula a prática esportiva, como também confraterniza as agremiações numa saudável competição que une cada comunidade escolar. Além do título de campeão geral, os participantes também disputam medalhas e troféus em diferentes categorias como futsal, vôlei, xadrez, tênis de mesa, atletismo e queimada, todas nas categorias masculino e feminino. Os Jogos Escolares deste ano serão divididos em 3 etapas: Sub 11 em Julho, Sub 13 em Agosto e Sub 15 em Outubro.

O prefeito Aquiles abriu oficialmente os jogos, logo após ter sido acesa a pira olímpica, simbolizando o início da competição. Carregando a tocha, foram convidados quatro atletas de destaque de Penha, verdadeiros exemplos para a juventude: Fátima Gabriel, Cristiano José, Daiane Bastos e Mayckon Santos.

O Jep é uma Realização em Conjunto da Secretaria Municipal de Educação e Fundação Municipal de Esporte e conta com o apoio do Departamento de Cultura, Secretaria Municipal de Saúde e Secretaria Municipal de Assistência Social. Os campeões de cada categoria representarão o município na etapa micro-regional do JESC de 2018.