Postado dia 01/08/2017 às 18h40 - Atualizado em 03/08/2017 às 12h34

Prefeito ouve comunidade no bairro São Nicolau

Lançamento do programa “prefeito na comunidade” aconteceu na última segunda-feira
Fonte: Assessoria de Imprensa da Prefeitura de Penha

Ouvir a comunidade, prestar esclarecimentos, discutir soluções. Esse é o objetivo do programa “Prefeito na comunidade”, cujo lançamento aconteceu na última segunda-feira, dia 31, no bairro de São Nicolau. Durante toda a tarde, o prefeito Aquiles da Costa, e sua equipe, liderada pelo vice-prefeito Lindomar Schulle e vários secretários, atenderam no salão comunitário da Igreja de São Nicolau.

“Estamos criando um novo formato político e administrativo para o governo municipal”, explicou Aquiles. “O que é melhor para a comunidade é a comunidade que vai dizer. Queremos promover transparência e democracia em tempo integral”, comentou.

A principal reivindicação dos moradores foi a pavimentação da estrada geral e de ruas adjacentes. O prefeito se comprometeu de até o fim da sua sugestão viabilizar essa obra tão sonhada pelos residentes do bairro. Outros pedidos também foram pela abertura de uma creche na localidade, além da manutenção das ruas.

Os moradores puderam fazer suas reivindicações diretamente também para os secretários, que anotaram os pedidos e agendaram atendimento. A secretaria de serviços urbanos nas últimas semanas esteve colocando macadame britado na estrada principal e anotou vários pedidos para arrumar problemas na tubulação existente, que precisa de reparo, revisão e ampliação, para amenizar o problema com alagamentos.

Outra secretaria que prestou bastante atendimento foi a de assistência social, onde os professores da escola profissional Zilda Lucki da Silveira divulgaram seus cursos, e como os moradores poderiam fazer para participar deles. A secretaria também prestou informações sobre seus programas sociais, e as formas de obter acesso à eles. A psicóloga e assistente social do CRAS (Centro de Referência de Assistência Social) também prestaram atendimento à população.

A secretaria de pesca e agricultura orientou os proprietários de unidades de beneficiamento sobre procedimentos para obter a legalização de seus negócios, e como os pequenos produtores poderiam agendar atendimento pela secretaria. A secretaria da fazenda esteve presente através do setor de tributação, que esclareceu dúvidas sobre como quitar impostos atrasados através do programa REFIS.

Outra secretaria presente foi da saúde, que fez aferição da pressão arterial, e prestou esclarecimentos como agendar e buscar atendimento das unidades básicas de saúde. A secretaria de educação também esteve presente, prestando informações sobre matriculas, transporte escolar e vagas na rede pública municipal.