Postado dia 14/07/2017 às 22h06 - Atualizado em 17/07/2017 às 21h49

Prefeitura abre oficialmente nova creche do Gravatá e Centro Esportivo Comunitário

Solenidade de Abertura reuniu comunidade, alunos e autoridades locais
Fonte: Assessoria de Imprensa da Prefeitura de Penha

Finalmente está em funcionamento a nova creche do bairro Gravatá, o Centro de Educação Infantil Orlândina Bento Mendes, após solenidade de abertura realizada na última quarta-feira, dia 12. O evento reuniu dezenas de moradores, principalmente pais das crianças que serão atendidas pela nova unidade escolar, além de autoridades locais e os próprios alunos. O evento também abriu oficialmente o Centro Esportivo e Recreativo Malvino Manoel Flor Filho, um espaço que irá proporcionar esporte e lazer não só para os alunos da creche e do projeto Contra-Turno, como também toda a comunidade local.

A emocionante cerimônia contou com apresentação das crianças cantando o Hino de Amor à Penha, além de músicas infantis. Também foram lembrados os homenageados que dão nome às duas instalações, a professora Orlândina, fundadora do Centro de Educação Infantil Nossa Senhora da Penha, o primeiro jardim de infância do município, e o popular Vino, jogador de futebol do Gravatá, que sempre incentivou o esporte local. O prefeito Aquiles da Costa deu o primeiro chute no novo campo de futebol, além de descerrar as placas da creche e do centro esportivo.

Após o prefeito Aquiles, acompanhado da Secretaria de Educação Suselli Batista, a primeira-dama Luana Rocha da Costa e da presidente da câmara de vereadores, Maria Juraci Alexandrino, além de outros vereadores, secretários e funcionários públicos municipais, cortar a fita de inauguração e oficialmente abrir as portas da nova creche, foi servido um bolo para as crianças e comunidade presente.

O novo centro de educação infantil tem capacidade para receber até 200 crianças, com nove salas de aula espaçosas e confortáveis, sendo 4 delas destinadas para berçário e 2 para o maternal. A nova creche vai possibilitar que muitas crianças do Gravatá que hoje estão em outras unidades escolares espalhadas pelo município, possam ser atendidas mais próximas de casa. Mas os primeiros alunos são de outra creche do mesmo bairro, o centro de educação infantil Nossa Senhora da Penha, que teve que fechar para receber reformas.

Já o Centro Esportivo e Recreativo Malvino Manoel Flor Filho, além do campo de futebol society, conta com salão social, cozinha e sanitários, fornecendo um local para eventos que há muito tempo os moradores solicitavam. A secretaria de educação irá utilizar o espaço nos dias de semana também para o projeto contra-turno, com aulas das escolinhas desportivas em parceria com a FME (Fundação Municipal de Esportes). Já à noite e nos fins de semana, o espaço será cedido à comunidade, onde poderão fazer reuniões, eventos, e até festas familiares.

Quem foi Orlandina Bento Mendes

Dona Orlândina Bento Mendes, nascida em 30 de abril de 1.934, em Escalvado distrito de Penha, foi casada com Aristides Pinto Mendes e faleceu no dia 12 de junho de 2.008, com 83 anos de idade, deixando sete filhos, onze netos, vinte e um bisnetos e uma tataraneta.

Iniciou sua carreira no município de Penha, em 1.962, atuando como professora no salão paroquial da Capela São Miguel, no Gravata, o que viria a se tornar o jardim de infância Nossa Senhora da Penha. Se dedicou a vida inteira pela igreja, tocava teclado e cantava no grupo Dom de Deus, participando ativamente com a comunidade.

Sempre caridosa e amorosa procurava ajudar a todos da melhor forma possível, foi uma mulher fiel a sua missão que era educar, o que para a época foi difícil pelas condições de trabalho, mas por amor a sua profissão e as suas crianças jamais desanimou. Também foi professora no estado, dando aulas na escola isolada Antônio Rocha de Andrade. Veio a se aposentar como professora depois de 25 anos de profissão em 1.987. Continuando sua missão como professora, sua neta e bisneta seguiram seus passos.