Postado dia 07/11/2017 às 22h52 - Atualizado em 07/11/2017 às 23h02

Prefeitura e ACIPEN fazem convênio para implantação de programa de desenvolvimento econômico

Fonte: Assessoria de Imprensa da Prefeitura Municipal de Penha

Na última quarta-feira, dia 1º, o prefeito de Penha, Aquiles da Costa, assinou convênio com a Associação Comercial e Industrial de Penha (ACIPEN) para a implantação do programa de Desenvolvimento Econômico Local (DEL) no município. O projeto foi elaborado pela FACISC (Federação das Associações Empresariais de Santa Catarina) e custeado pela ACIPEN, mediante acordo com o governo municipal que implantaria o plano.

Segundo o prefeito Aquiles da Costa, “o programa é de extrema importância para o nosso município, pois podemos observar pelos municípios que já aderiram ao programa o quanto já se desenvolveram. Com esse programa, vamos identificar qual o plano para o nosso município e vamos entender para onde devemos ir”, apontou.

O Programa desenvolvido pela FACISC tem como objetivo instituir um modelo de gestão, capaz de contribuir para o desenvolvimento da cidade planejando os próximos 20 anos. Através do programa, os municípios, unem iniciativa pública e privada para garantir a continuidade dos projetos de interesse da comunidade, em prol do desenvolvimento econômico sustentável.
O projeto agora será avaliado pela Câmara Municipal de Vereadores, para que vire lei, e possa ser colocado em prática. Após a assinatura do documento, o presidente da ACIPEN, Cionei Zanotti, pediu urgência na tramitação, pois o ano já está acabando.

O DEL consiste no envolvimento representativo da comunidade. Entidades públicas e privadas, clubes de serviços, associações de classe, educação e meio ambiente, movimentos organizados, associações comerciais e poder público devem estar representados. E então, cria-se um Conselho com essa representatividade.

O modelo surgiu na Alemanha, onde existem conselhos de desenvolvimento que pensam o município para 20 e 30 anos. A Facisc adaptou o projeto para ser implantado nos municípios de Santa Catarina e atualmente já funciona em mais de 20 cidades.