Postado dia 07/11/2017 às 22h57 - Atualizado em 07/11/2017 às 23h00

Vereadores mirins de Penha e Piçarras fazem encontro de formação continuada

Evento foi realizado em parceria com a Escola do Legislativo
Fonte: Assessoria de Imprensa da Câmara de Vereadores de Penha

O Programa Câmara Mirim do Legislativo Penhense realizou nesta terça-feira (7) o I Encontro de Formação Continuada de Vereadores Mirins. Além dos jovens parlamentares do município de Penha, também participaram do evento os representantes mirins da Câmara de Vereadores de Balneário Piçarras.

O credenciamento começou no início da manhã com a equipe da Escola do Legislativo, em um trabalho coordenado por Léa Cardoso e Katia Simone Schallenberger. Em seguida teve início a palestra do professor Isaac Fachini Badinelli, que falou da relação dos cidadãos com a nossa legislação, na palestra intitulada “Você e o Poder Legislativo”.

Armando Luciano Carvalho Agostini deu aos vereadores mirins algumas noções de como funciona o processo legislativo, ministrando a palestra “Elaboração Legislativa”, que encerrou as atividades do período matutino.

Já no período da tarde o tema foi a oratória, em um trabalho todo desenvolvido pelo professor Marino Ramos. Com muita descontração, os jovens aprenderam diversas técnicas para falar em público, elaborar discursos, vencer a inibição e desenvolver uma comunicação objetiva com as pessoas.

“O encontro foi de grande valia para os vereadores mirins, pois eles tiraram muitas dúvidas com os palestrantes. Inclusive para nós que coordenamos os trabalhos da Câmara Mirim foi muito bom. Com certeza é uma experiência que a gente vai levar para a vida toda”, ressalta Eline Dilma Idalina, diretora da Câmara Mirim de Balneário Piçarras.

“O objetivo deste encontro é preparar o vereador mirim, ampliando suas habilidades e fazendo com que cada um deles acredite em seu potencial. Outro ponto importante é a interação entre os colegas, proporcionando um ambiente de respeito e cidadania”, conclui a presidente do Legislativo Penhense, Maria Juraci Alexandrino (PMDB), que também acompanhou os trabalhos.

A próxima atividade dos vereadores mirins penhenses acontece no dia 22 de novembro, com a realização da 4ª Reunião Ordinária da Câmara Mirim. O evento contará com transmissão ao vivo pela TV Câmara Online, a partir das 15 horas.