Postado dia 10/08/2017 às 18h42 - Atualizado em 14/08/2017 às 23h39

Vereadores mirins tomam posse e elegem mesa diretora

Maria Julia é eleita presidente da Câmara Mirim
Fonte: assessoria de imprensa da Câmara de vereadores de Penha

Familiares, professores e diversas autoridades prestigiaram a solenidade de posse dos vereadores mirins eleitos para a legislatura de 2017. O evento foi realizado na noite de quarta-feira (9) na sede da Câmara de Vereadores de Penha.

A presidente do Legislativo Penhense, vereadora Maria Juraci Alexandrino (PMDB), deu início às atividades, convidando a secretária municipal de Educação, Suselli Anacleto Batista, para compor a mesa. Em seguida foram convidados dois vereadores mirins eleitos: Andrew Valente Nilsen, da Escola Básica Municipal João Batista da Cruz, presidiu a solenidade, sendo secretariado por João Marco Pereira, vereador mirim eleito pela APAE de Penha.

Os 11 jovens parlamentares eleitos fizeram o juramento e assinaram o termo de posse. Logo em seguida, teve início a eleição para a mesa diretora, com duas chapas inscritas. Por sete votos a quatro, a chapa 1 foi eleita com a seguinte composição: Maria Julia Porto Neumann (presidente), Sabrina Eduarda Ferreira (vice-presidente), Gabriel Libório (1º secretário) e Yasmin Aragão Custódio (2ª secretária).

Logo em seguida, casa vereador mirim fez o seu primeiro pronunciamento, mostrando desenvoltura e vontade de contribuir com a comunidade penhense junto ao Legislativo. “Foi emocionante acompanhar a posse dos vereadores mirins e perceber na fala deles muita autonomia, desprendimento, confiança e crença no discurso de cada um. Vejo que o programa, através dos cursos de oratória, cidadania e ética, pode contribuir e muito para a formação deles”, ressalta Juraci.

A presidente do Legislativo ressaltou a importância da parceria com a Escola do Legislativo, da Assembleia Legislativa de Santa Catarina (através dos cursos de formação) e também do apoio da Secretaria Municipal de Educação, das escolas estaduais, municipais e particulares de Penha.

Até o final do ano, os vereadores mirins terão ao menos dois encontros por mês, sendo cinco reuniões ordinárias, intercaladas por quatro cursos de formação.

Vereadores mirins eleitos em 2017:

Andrew Valente Nilsen – E.B.M. João Batista da Cruz

Gabriel Libório – E.E.B. Manoel Henrique de Assis

Guilherme Motta Iguinacio – E.B.M. João Antônio Pinto

João Marco Pereira – APAE

Lucas André Antonietti – E.B.M. Rubens João de Souza

Maria Julia Porto Neumann – E.E.B. Manoel Henrique de Assis

Ryan Alex Vitorino – E.J.A. – Escola Municipal Educação de Jovens e Adultos

Sabrina Eduarda Ferreira – E.E.B. Profº João Batista Paiva

Victor Busnardi Cordeiro – E.E.B. Antônio Rocha de Andrade

Vitor Hugo da Silva – E.E.B. Profª Edith Prates Gonçalves

Yasmin Aragão Custódio – Centro Educacional Peter Pan