Postado dia 23/02/2017 às 08h57 - Atualizado em 01/03/2017 às 17h36

Departamento de Vigilância Sanitária Municipal de Penha é reestruturado

Investimento em mais pessoal e equipamento deve aumentar eficiência
Fonte: Assessoria de Imprensa da Prefeitura de Penha

Mais serviços, mais eficiência e mais celeridade no atendimento: essa é a meta da nova direção da vigilância sanitária de Penha, que está passando por uma reestruturação de gestão e recursos humanos. A começar pelo novo diretor, que é servidor efetivo e com formação técnica específica em vigilância sanitária, Edevilson Nascimento.

“O prefeito Aquiles determinou reequipar o setor, tanto na questão de estrutura quanto de pessoal. Já estamos licitando veículo, máquina fotográfica, software, computadores, impressoras e uniformes”, conta o diretor. “Tudo isso vai proporcionar a vigilância fazer um trabalho com mais profissionalismo e eficiência, no que é nosso grande objetivo, assegurar a saúde das pessoas através de ações preventivas”, explica.

Aos técnicos de vigilância sanitária, por conta disso, se juntaram outros profissionais, como médico veterinário, farmacêutica, motorista e engenheiro sanitarista, ampliando o leque de ações e responsabilidades do setor.

Uma destas novas responsabilidades é no controle de zoonoses e população de animais domésticos, que até a administração anterior era feita pela secretaria de pesca e agricultura. Por conta disso, o departamento já planeja ampliar o programa de esterilização de cães e gatos: “Estamos elaborando um projeto para executar um número bem maior de esterilizações, levando ela a todos os bairros da cidade, e executando a ação que a cidade realmente precisa, não medidas paliativas”, revela Edevilson.

Outras ações estratégicas desenvolvidas pela vigilância são: Orientações Técnicas Taxas, Licenças Sanitárias, Inspeções, Denúncias, Palestras de segurança Alimentar, Análise de projeto hidro-sanitário, Análise de água, emissão de pareceres e relatórios técnicos, Distribuição de venenos contra ratos e caramujos africanos e Hipoclorito de sódio com apresentação de documentos pessoais, além de ações conjuntas com a secretaria municipal de saúde.

“As ações da vigilância sanitária visam garantir a saúde das pessoas, por isso esse trabalho é essencial”, reflete Edevilson. “Com estes investimentos, o governo municipal pretende ampliar e melhorar o trabalho da vigilância, o que será um grande ganho na saúde de todos”, concluiu.

Os moradores podem esclarecer dúvidas ou fazer denúncias diretamente à vigilância sanitária diretamente pelo telefone 47- 3345- 8283 ou pelo email dvs_penha@hotmail.com