Postado dia 17/10/2017 às 18h42 - Atualizado em 19/10/2017 às 19h38

Dia contra o Câncer de Mama reúne dezenas de pessoas

Evento foi promovido pela prefeitura de Penha como parte da programação do “Outubro Rosa”
Fonte: Assessoria de Imprensa da Prefeitura de Penha

Aconteceu na última sexta-feira, dia 13, o evento “Todos Juntos contra o Câncer de Mama”, organizado pela Prefeitura de Penha, através da Secretaria Municipal de Saúde, como parte da programação do “Outubro Rosa”, mês de combate à doença com ações de conscientização e prevenção em todo o mundo.

As atividades ocorreram no Centro de Convenções Silva durante todo o dia, e começaram com uma solenidade de abertura com a presença de várias autoridades municipais, entre prefeito, vice, vereadores e secretários, além de grande parte da equipe da saúde municipal, que naquele dia estava em ponto facultativo devido ao feriado.

O Prefeito Aquiles da Costa parabenizou toda a equipe da saúde municipal, além dos patrocinadores e apoiadores da campanha, empresas, entidades e sociedade civil, por “apoiarem causa tão nobre”. Ele aproveitou a ocasião para garantir que a fila de exames de mamografias, que vem desde o ano passado, será zerada ainda este ano.

A Secretária de Saúde de Penha, Elisama de Freitas Schulle, fez coro ao prefeito e também agradeceu a toda equipe e colaboradores, além do público presente: “Obrigada a todas mulheres que compareceram, e obrigada a todos os colaboradores. Vamos juntos na luta contra o câncer de mama! Quem ama se cuida!”, conclamou.

Após a abertura aconteceram palestras com a Dra. Cleuma Westphal, Denise Antunes e arquiteta Janete Krueger, com temas que iam desde a conscientização e prevenção contra o câncer, como conviver com a doença, valorização do papel da mulher na sociedade e orientações gerais de saúde. As enfermeiras do sistema público de saúde também participaram ativamente, seja através de orientações como fazer o auto-exame, distribuição de panfletos, entre outras atividades de interatividade junto ao público. Ainda aconteceu a apresentação de depoimentos sobre a Prevenção ao Câncer da Mama, que emocionaram muitas das presentes.

Além de muita conversa séria, o evento também teve momentos descontraídos, como desfiles de moda, zumba, apresentações de coreografias com o grupo Cisne Branco, apresentação musical da cantora Aline Vicente, sorteio de brindes e um delicioso café colonial para encerrar a atividade.

“Foi um dia realmente maravilhoso”, resumiu a secretária Elisama. Ela lembrou que as atividades do Outubro Rosa promovidas pela Secretaria Municipal de Saúde começaram no dia 02 e seguirão até o fim do mês. Elas acontecem em todas unidades de saúde nos bairros, com exames, orientações e ações de prevenção e conscientização sobre o câncer de mama, além de atividades educativas sobre saúde da mulher, planejamento familiar, orientações sobre métodos contraceptivos e como fazer o auto-exame de mama. Para ter acesso a essa programação, as pacientes devem procurar diretamente suas unidades de saúde. No NAM – Núcleo de Atendimento à Mulher - todos os dias, das 13h30 às 17h30, acontece também coleta de preventivos e testes rápidos de sorologia.