Postado dia 28/11/2017 às 18h57 - Atualizado em 29/11/2017 às 13h15

Gincana contra o mosquito da dengue mobiliza escolas de Penha

Atividade aconteceu no ginásio do SESC no último sábado
Fonte: Assessoria de Imprensa da Prefeitura de Penha

Representantes das escolas municipais participaram da 1ª Gincana da Comunidade Escolar mobilizada contra o Aedes Aegypt, promovida pela prefeitura de Penha, através da Secretaria Municipal de Saúde, no último sábado, dia 25, no Ginásio do SESC, no bairro Nossa Senhora de Fátima.

O evento, que também teve apoio do Ministério da Saúde, Secretaria Municipal de Educação e Sistema SESC, teve como objetivo conscientizar as crianças sobre a necessidade de combater o mosquito e assim se prevenir das doenças que ele transmite, bem como elas levarem esses conhecimentos até a comunidade através de uma série de ações e atividades.

Reunidos em equipes representando suas respectivas escolas, os estudantes cumpriram cinco tarefas determinadas pela comissão julgadora da gincana: Promoção de uma feira de exposição com materiais recicláveis com o tema dengue; Promoção de um mutirão envolvendo membros da comunidade com fotos e vídeos desenvolvendo ações de conscientização e recolhimento de possíveis depósitos de água contaminada; Criação de uma parodia com o tema da dengue; Criação de um Grito de guerra contra a dengue; e criação de uma página no facebook com maior número de curtidas.

A grande campeão da gincana acabou sendo a Escola Municipal Antônio João Pinto, da comunidade da Olaria, em Armação. O grupo escolar acabou ganhando um notebook.

Em segundo ficou a escola Rubens João de Souza, do centro, que ganhou uma TV 32 polegadas, e em terceiro, a escola Antônio Rocha de Andrade, do Gravatá, que ganhou uma câmera digital.

Além da gincana, também houve um concurso de criação de melhor logotipo contra o mosquito da dengue, promovido entre os alunos do primeiro ao quinto ano, e um concurso de elaboração do melhor slogan, para os alunos do sexto ao nono ano. Os vencedores de cada concurso ganharam uma bicicleta (primeiro lugar), e tabletes (segundo e terceiro lugar).

No concurso de criação de logotipos, em primeiro lugar ficou o Aluno Marcos Santiago Gomes Fernandes do 4º ano da Escola Municipal Cipriano Silvino Custódio, em segundo lugar a Aluna Camily Rodrigues do 5º ano da Escola Municipal João Antônio Pinto, e em terceiro lugar a Aluna Evellyn de Araújo do 5º ano da Escola Municipal Raquel Figueredo de Assis.

Já no concurso de criação de slogan, o primeiro colocado ficou para o aluno Erick F. de Borba do 6º ano da Escola Estadual Antônio Rocha, em segundo Ana Caroline Cipriano também do 6º ano do Antônio Rocha, e o 3º lugar para aluna Talia Marçal do 9º ano da Escola Municipal João Batista da Cruz.

Além da gincana e dos concursos, as crianças e comunidades presentes também tiveram uma palestra com o biólogo Gustavo Franthesco Kerntopf, sobre maneiras de combater o mosquito da dengue e a importância da conscientização. Além dele, também estiveram presentes o prefeito de Penha, Aquiles da Costa, o vice-prefeito Lindomar Schulle, a Secretária de educação Elisama de Freitas Schulle, a coordenadora pedagógica da secretaria de educação, Valdinéia Bortolatto, e o diretor do SESC, Carlos Augusto Honrich.