Postado dia 16/03/2017 às 18h45 - Atualizado em 18/03/2017 às 14h24

Penha passa a oferecer vacinação contra HPV também para os meninos

Vacina antes era apenas disponível para meninas entre 9 e 14 anos
Fonte: Assessoria de Imprensa da Prefeitura de Penha

A rede pública municipal de saúde de Penha já está disponibilizando a vacinação contra HPV, que neste ano será estendida para meninos entre 12 e 13 anos. Até ano passado, esse tipo de imunização era feito somente para meninas entre 9 e 14 anos. O HPV, ou vírus do papiloma humano, é responsável por 90% dos casos verificados de câncer de colo de útero. Estima-se que seja a doença sexualmente transmissível (DST) mais frequente do mundo, com 75% da população feminina estando potencialmente infectada.

“Se trata de uma vacinação de rotina, que acontecerá todo ano, e não apenas num período específico”, explica a coordenadora da vigilância epidemiológica, enfermeira Jane Luci Spricigo. Os pacientes devem procurar as unidades básicas de saúde de Armação, Gravatá e Mariscal, ou o Posto Central para receberem a imunização. A secretaria municipal de saúde também está estudando uma parceria com as escolas, para ampliar a cobertura vacinal.

Os rapazes deverão tomar duas doses da vacina, uma a cada seis meses, como já acontece com as meninas. A programação é estender a vacina para meninos de 11 a 13 anos em 2018, meninos de 10 a 13 anos em 2019 e a partir de 2020 ela ser aplicada em todas as crianças de 9 a 13 anos de idade.

Além dos meninos, as meninas de 14 anos que ainda não receberam a primeira dose também poderão ser vacinadas. Também receberão a vacina meninos e homens de 9 a 26 anos que sejam portadores do vírus HIV.

A vacina HPV protege contra 04 tipos de vírus HPV, e contribui para a redução da incidência do câncer de colo de útero e vulva nas mulheres. A inclusão dos meninos poderá contribuir para o aumento da proteção em meninas, pois previne os cânceres de pênis, ânus e verrugas genitais, além de casos de cânceres de boca e orofaringe e verrugas genitais, em ambos os sexos.