Postado dia 28/11/2017 às 18h51 - Atualizado em 29/11/2017 às 13h15

Prefeitura e CDL promovem evento de prevenção ao câncer de próstata

Ação faz parte do calendário de atividades do “Novembro Azul” em Penha
Fonte: Assessoria de Imprensa da Prefeitura de Penha

Na última quinta-feira, dia 23, a Prefeitura Municipal de Penha, através da Secretaria Municipal de Saúde, em parceria com a Câmara de Dirigentes Lojistas (CDL), promoveu uma atividade de prevenção ao Câncer de Próstata, no restaurante do Kartódromo Beto Carrero.

O evento reuniu dezenas de pessoas, não só homens, mas também esposas que acompanharam seus maridos, a fim de incentivá-los a se informar como se prevenir, conviver e tratar dessa terrível doença que, segunda estatísticas, pode vitimar 61,2 milhões de brasileiros somente este ano.

O mundo todo está alerta ao combate contra o câncer de próstata no “Novembro Azul”, mês escolhido para aumentar o número de ações de divulgação e campanhas de prevenção. Em Penha não é diferente: desde o dia 22 de novembro, palestras e exames preventivos estão sendo promovidos em todas as unidades de saúde nos bairros e no SAE (Serviço de Atenção Especializado), o antigo NAM.

A maior destas ações foi a palestra feita na semana passada, dirigida pelo Dr. Fabiano José Alves, médico especialista em cardiologia, diretor da INAQ, diretor da clínica Fabiano de cristo. Ele esclareceu dúvidas dos presentes, e a importância de fazer exames periódicos. “O câncer de próstata se detectado no início tem 90% de chances de cura”, apontou.

“Não se deve ter vergonha ou receio de fazer o exame”, reforçou o prefeito Aquiles da Costa, na abertura do evento. A secretaria de saúde Elisama de Freitas, e o presidente da CDL, João Sensi, que também perderam os pais para a terrível doença, lembraram como é importante para os homens acima de 45 anos buscar fazer exames periodicamente.

Além da palestra, os presentes também participaram de uma atividade promovida pela equipe de enfermagem da secretaria de saúde num alerta sobre a AIDS e outras doenças sexualmente transmissíveis. Houve também sorteios de vários brindes doados pelas lojas do município, entradas para o Beto Carrero, e 5 exames PSA pelo laboratório Farma Faita, que neste mês está com preço promocional deste exame, no valor de 25 reais.

As ações do Novembro Azul continuam nesta semana em Penha, com rodas de conversa nas Unidades de Saúde do Mariscal (dia 27), São Cristóvão (dia 28), Cohab, Santa Lídia (dia 30), além de teste rápido para homens e atividades de orientação na sala do NASF, no SAE.

Mas a prevenção não deve acabar em novembro, lembra a Secretária de Saúde Elisama Freitas Schulle. “Novembro é um mês de reforço na conscientização, mas os homens devem buscar cuidar da saúde durante todo o ano, requisitando exames periodicamente”, recomendou.