Postado dia 17/11/2017 às 12h10 - Atualizado em 18/11/2017 às 14h47

Prefeitura promove atividades da campanha “Novembro Azul” na rede pública de saúde de Penha

Principal evento será palestra de Prevenção do Câncer de Próstata na quinta-feira, dia 23
Fonte: Assessoria de Imprensa da Prefeitura de Penha

O Novembro Azul, uma campanha mundial de prevenção contra o câncer de próstata chegou em Penha e terá várias atividades na rede pública municipal de saúde. A principal delas é uma roda de conversa com o médico Fabiano Cristo, que será realizada na próxima quinta-feira, dia 23, no autódromo Internacional do Beto Carrero, a partir das 20 horas.

Além das dicas e esclarecimentos sobre a doença e sua prevenção, haverá dinâmica com os agentes comunitários da unidade básica de saúde do Gravatá, sorteio de brindes e um coquetel no final da atividade. “É um evento para os homens, mas eles podem vir acompanhados de suas esposas”, explica a secretária municipal de saúde de Penha, Elisama Freitas Schulle.

Além deste evento, haverá também atividades nas unidades de saúde nos demais bairros da cidade. A primeira delas é na Unidade de Saúde da Armação, no dia 22 de novembro, quarta-feira, a partir das 09 horas, com coffee break e roda de conversa com a médica Alessandra.

No Dia 23, quinta, a atividade será na Unidade de Saúde do Gravatá, com Roda de conversa com a médica Maria Del Rocio e o psiquiatra Guilherme, além de dinâmica com os agentes de saúde e coffee break.

No dia 24, sexta-feira, a roda de conversa com o médico Ricardo e coffee break será na Unidade de Saúde do centro.

Na semana seguinte, as atividades recomeçam na segunda-feira, dia 27, com roda de conversa e coffee Break na unidade do saúde do Mariscal; Dia 28 na Unidade de Saúde do São Cristóvão; e nas unidades de saúde da Cohab e Santa Lídia no dia 30, quinta-feira.

Além disso, no SAE (Serviço de Atenção Especializado), no antigo prédio do NAM, haverá também todos os dias oferta de teste rápido para os homens e atividade de orientação na sala de espera pela equipe do Núcleo de Assistência à saúde da família (NASF).

No calendário nacional de prevenção, “Novembro Azul” é o mês de referência de cuidados com a saúde da população masculina. O objetivo da campanha é promover uma mudança de paradigma em relação à ida do homem ao médico para realizar exame preventivo de câncer de próstata. Os dados apontam que um em cada 6 homens é alvo da doença e 9 em cada 10 homens diagnosticados tem mais de 55 anos.

No Brasil, esse é o segundo tipo de câncer mais comum entre os homens e tem como agravo a não manifestação de sintomas até que a doença esteja em estágios avançados, resultando em chances de cura reduzidas. Por outro lado, a detecção precoce aumenta as chances de cura para 90%. Isso mostra que o diferencial no prognóstico dessa, e de tantas outras patologias, é o estágio da doença no momento em que o diagnóstico é realizado. O exame médico de prevenção deve ser realizado anualmente por todos os homens com idades a partir de 50 anos (ou 45, se houver casos de câncer de próstata na família). É um procedimento rápido e consiste no toque retal para verificação de alteração no tecido da próstata. Caso a alteração seja detectada, o médico pode solicitar exames laboratoriais para confirmar o diagnóstico e iniciar o tratamento.

PROGRAMAÇÃO NOVEMBRO AZUL

UNIDADES DE SAÚDE

Unidade de Saúde Armação

22/11 ás 09h

Roda de conversa com a médica Alessandra

Após haverá um coffee break

Unidade de Saúde Gravatá

23/11 ás 10h

Roda de conversa com a médica Maria Del Rocio e o psiquiatra Guilherme, também haverá uma dinâmica com as ACS.

Após haverá um coffee break

Unidade de Saúde Central

24/11 ás 14h

Roda de conversa com o médico Ricardo

Após haverá um coffee break

Unidade de Saúde Mariscal

27/11 ás 13h

Roda de conversa com o Médico Fagner

Após haverá um coffee breack

Unidade de Saúde São Cristóvão

28/11 ás 10h

Roda de conversa com o médico Ortun

Após haverá um coffee breack

Unidade de Saúde Cohab

30/11 ás 13:30h

Roda de conversa com médico Thiago

Após haverá um coffee break

Unidade de Saúde Santa Lídia

30/11 ás 14h

Roda de conversa com a médica Serlaine

Após haverá um coffee break

SAE (Serviço Atenção Especializado)

· Oferta de teste rápido para os homens (livre demanda)

· Atividade de orientação na sala de espera pela equipe do NASF