Postado dia 06/10/2017 às 18h52 - Atualizado em 11/10/2017 às 19h10

Prefeitura promove dia contra o câncer de mama como parte das atividades do “Outubro Rosa”

Atividades acontecerão durante toda a sexta-feira, 13, no Centro de Eventos Silva
Fonte: Assessoria de Imprensa da Prefeitura de Penha

Na próxima sexta-feira, dia 13, a Prefeitura Municipal de Penha promove, através da Secretaria de Saúde, o dia “Todos Juntos contra o Câncer de Mama”. O evento faz parte da programação do “Outubro Rosa”, mês dedicado à prevenção contra esta terrível doença e outras ações de promoção da saúde da mulher em todo o Brasil.

As atividades começam às 9 horas da manhã no Centro de Eventos Silva, e o evento é totalmente gratuito e aberto para a população participar. “Convidamos todas as mulheres de Penha para este encontro especial”, disse a Secretária de Saúde de Penha, Elisama de Freitas Schulle.

Às 9h30, a primeira palestra será com a Dra. Cleuma Westphal. Depois acontecerá uma dinâmica com a ajuda das enfermeiras e técnicas de enfermagem da rede municipal de saúde. A palestra seguinte é às 10h30, com Denise dos Santos. Às 11 horas acontecerá o desfile da loja “Estação da Moda”. Às 11h30, mais uma palestra, do projeto “Câncer com Alegria”. No meio-dia haverá um intervalo com música ao vivo da professora Aline Vicente, do projeto Musicar.

A tarde começará com mais um desfile promovido por patrocinadores do evento, às 13h30. Às 14h15, palestra sobre emancipação da mulher, com a arquiteta Janete Krueger. Às 15h15 terá atividade de zumba, com a professora Adriana. E às 16 horas, sorteios de brindes e um delicioso café colonial para encerrar a atividade. “Programamos no dia 13 porque é ponto facultativo no serviço público municipal, então resolvemos aproveitar esse dia para fazer esse evento especial de conscientização”, explicou a Secretária Elisama.

As ações do Outubro Rosa promovidas pela Secretaria Municipal de Saúde começaram no dia 02 e seguirão até o fim do mês. Elas acontecem em todas unidades de saúde nos bairros, com exames, orientações e ações de prevenção e conscientização sobre o câncer de mama, além de atividades educativas sobre saúde da mulher, planejamento familiar, orientações sobre métodos contraceptivos e como fazer o auto-exame de mama. Para ter acesso a essa programação, as pacientes devem procurar diretamente suas unidades de saúde.

No NAM – Núcleo de Atendimento à Mulher - todos os dias, das 13h30 às 17h30, acontece também coleta de preventivos e testes rápidos de sorologia.

PROGRAMAÇÃO DIA 13 – Todos Juntos contra o Câncer de Mama

09h00 - Abertura

09h30 – Palestra com Dra. Cleuma

10h00 – Dinâmica

10h30 – Palestra com Denise dos Santos

11h00 – Desfile da loja Estação da Moda

11h30 – Projeto Câncer com Alegria

12h00 – Intervalo com música ao vivo (Projeto Musicar)

13h30 - Desfile com os patrocinadores

14h15 – Palestra com Janete Krueger

15h15 – Zumba com a Professora Adriana

16h00 – Sorteio de brindes e café

Local: Silva Centro de Eventos