Postado dia 25/07/2017 às 20h07 - Atualizado em 26/07/2017 às 18h51

Programa Saúde em Ação busca melhorar qualidade de vida da população

Lançamento do projeto aconteceu na última terça-feira, 25
Fonte: Assessoria de Imprensa da Prefeitura de Penha

Aconteceu na manhã desta terça-feira, dia 25, nas dependências do “Bailão do Silva” o lançamento do programa “Saúde em Ação”, mais um dos eventos promovidos pela prefeitura municipal de Penha em comemoração ao aniversário de emancipação político-administrativa da cidade.

O evento divulgou o novo projeto da secretaria municipal da saúde, que deve promover ações visando melhorar a qualidade de vida da população, através de exercícios, campanhas de alimentação saudável e orientações médicas. “O programa já está acontecendo em algumas unidades de saúde, e é coordenado pelo NASF – Núcleo de Apoio à Saúde da família”, explicou a secretaria de saúde de Penha, Elisama Freitas Schulle, apresentando a equipe aos presentes.

O prefeito Aquiles da Costa saudou a iniciativa, parabenizando toda a equipe do NASF e da Secretaria da Saúde. “Fazer a prevenção, promover a qualidade de vida, são ações que realmente garantem a saúde da população, não apenas a remediam”, apontou.

A programação contou com palestras do médico Fabiano José Alvez, especialista em cardiologia, e da nutricionista Daniela Luiza Richilin, do NASF de Penha. Também houveram atividades físicas, como zumba, ginastica slim e academia, que movimentaram os participantes, que foram convidados através das unidades municipais de saúde nas últimas semanas. Um lanche saudável, cheio de frutas, encerrou o evento, por volta das 11 horas. A equipe de enfermagem da Secretaria também fez a aferição dos sinais vitais e antropometria de muitos visitantes.

O “Saúde em Ação” se constituirá na formação de grupos de vida saudável, organizados pelas equipes de Saúde da Família (ESF) da rede pública municipal. Eles vão promover caminhadas, ginástica, orientações de saúde e sobre alimentação saudável, além de atendimentos como tratamento da coluna, entre outros.