Postado dia 31/08/2017 às 19h14 - Atualizado em 04/09/2017 às 12h44

Programa Saúde em Ação quer melhorar qualidade de vida da população

Projeto promove atividades físicas e ações preventivas de saúde
Fonte: Assessoria de Imprensa da Prefeitura de Penha

Pelo menos 120 pessoas já participam das caminhadas promovidas todas as manhãs pelo “Saúde em Ação”, o novo programa da Prefeitura Municipal de Penha, através da Secretaria de Saúde, para promover mais qualidade de vida à população.

O programa é coordenado pelo NASF – Núcleo de Apoio e Saúde da Família, e já atende quase todos os bairros do município, através das unidades básicas de saúde. Segundo a secretária municipal da saúde, Elisama Freitas Schulle, o objetivo é reduzir as vulnerabilidades, riscos e fatores determinantes às morbimortalidades preveníveis através da prática de atividades físicas. “Além disso, a implementação deste projeto visa uma redução do número de consultas médicas e do consumo de medicamentos”, explicou.

Atualmente, o programa promove caminhadas a partir das 8 horas da manhã em Armação (segunda-feira), centro (quarta-feira), Cohab (quinta-feira), Gravatá (sexta), e Nossa Senhora de Fátima, nas quintas-feiras a partir das 9h30 no SESC. Nos demais bairros, o ponto de encontro são as unidades de saúde locais.

O programa é aberto para pessoas de todas as idades, e indicado principalmente para quem tem problemas de hipertensão, ansiedade, diabetes e obesidade. Para participar, é preciso antes um atestado de aptidão para exercícios físicos, que pode ser obtido no próprio posto de saúde com o clínico geral.

Os exercícios constituem de aquecimento, alongamento e caminhada, e duram exatamente uma hora. Eles são acompanhados por um educador físico e uma nutricionista, além de contar com apoio de médico, enfermeira, fisioterapeuta, psicólogo e fonoaudiólogo. Também é averiguada a pressão arterial e frequência cardíaca antes e depois das caminhadas, além de orientações sobre o desjejum, medicação, vestuário, postura e respiração. Semestralmente é feita uma avaliação médica dos pacientes que aderirem ao programa.

As caminhadas são apenas o primeiro passo do programa, que nos próximos meses ainda será estendido também para as Unidades de Saúde do Mariscal e Santa Lídia. A enfermeira Ivia Rodrigues, coordenadora do NASF, adiantou que a Secretaria de Saúde pretende adquirir academias de saúde, facilitando o acesso aos equipamentos, em pelo menos três bairros distintos, além de capacitar os trabalhadores da saúde em conteúdo de promoção a saúde e práticas corporais na lógica da educação permanente. A secretaria ainda vai realizar campanhas de divulgação estimulando modos de viver saudavelmente, além de desenvolver ações de aconselhamento junto à população.