Postado dia 10/12/2016 às 16h39 - Atualizado em 16/12/2016 às 13h16

Projeto Bambu termina com confraternização e valorização

Fonte: Assessoria de Imprensa da Prefeitura de Balneário Piçarras

Cuidar da saúde daqueles que zelam pela nossa. Esse foi o grande objetivo do Projeto Bambu, desenvolvido pelas Secretarias de Saúde e Assistência Social ao longo de todo o ano com as equipes do programa da Estratégia Saúde da Família (ESF). O encerramento do trabalho aconteceu nesta quarta-feira, 7, em um encontro regado a muita pizza, bate-papo e risada.

“O objetivo do projeto é valorizar as equipes do ESF. Fazer com que eles percebam a importância do trabalho que realizam na comunidade”, explicou a assistente social e coordenadora do Abrigo Municipal, Clara Cecilia Weiber Araújo. Através de oficinas, palestras e muita conversa, um grupo de profissionais buscou resgatar a estima das profissionais que atuam frente a frente com a comunidade. A equipe teatral de Gilberto Cardozo também participou do projeto, quando fizeram uma dramatização na recepção das unidades, buscando a auto reflexão dos usuários e profissionais.

“Profissionais da Saúde lidam com a dor, dificuldades e problemas de saúde da população diariamente. Com este projeto buscamos trazer à tona a necessidade de cuidar de quem cuida, de sensibilizar a gestão, comunidade e os próprios profissionais. Um profissional motivado e assistido, ciente da importância do trabalho em equipe, prestará um atendimento melhor ao usuário,facilitando a implementação da política de humanização da saúde em nosso município”, reforçou a fisioterapeuta coordenadora do Nasf, Talita Vieira de Souza. Profissionais de fonoaudiologia (Karin Gomes), psicologia (Andreia Maia) e artes plásticas (Gilmara de Souza) também integraram o projeto, que foi desenvolvido com as equipes de todos os bairros do município.

Durante o encerramento, participantes do projeto deram seus relatos sobre a importância do trabalho. A técnica de enfermagem da Unidade do Santo Antônio, Silvania Constante Machado, pontuou que participar do Projeto Bambo a fez ter um desempenho profissional. “Graças a Deus alguém resolveu cuidar da gente. Hoje, estou muito mais focada e motivada”, disse. Os pedidos pela continuidade do Projeto Bambu para 2017 foram unânimes.

O Projeto Bambu busca o Selo Social do Instituto Abaçaí – atribuído a trabalhos de relevância social e que elevem a qualidade da vida de uma grande parte da comunidade. O encerramento aconteceu na Pizzaria Cordazzo’s, que realiza o projeto Pizza Solidária. “Nosso agradecimento especial a equipe do Cordazzo’s, que nos recebeu de forma muito especial”, encerrou Talita.