Postado dia 12/01/2018 às 12h57 - Atualizado em 18/01/2018 às 18h27

Rede de Saúde de Penha promove humanização do acompanhamento de gestantes e bebês

Projeto piloto acontece agora em janeiro nas unidades básicas de saúde dos bairros
Fonte: Assessoria de Imprensa da Prefeitura Municipal de Penha

Durante este mês, a rede pública de saúde de Penha vai experimentar um projeto desenvolvido por duas pós-graduandas da Univali, com objetivo de dar mais conforto para gestantes e garantir a saúde dos seus bebês.

O programa piloto já começou a ser executado nas unidades básicas de saúde dos bairros nesta quarta-feira, dia 10, começando pela unidade da Cohab, onde as gestantes receberam orientações sobre o parto, massagem shantala, exercícios para promoção do fortalecimento da musculatura íntima, termoterapia e ecografia natural.

Na próxima terça-feira, dia 16, o programa vai pra unidade de saúde da armação, e depois na quarta-feira, dia 17, Mariscal. Na semana seguinte, o programa visita as unidades de saúde do Gravatá (dia 23), Santa Lídia e São Cristóvão (dia 24) e Unidade Central (dia 25). A programação está sendo já divulgada pelas unidades básicas de saúde, que também estão convidando as gestantes através do seu cadastro.

Antes desse trabalho com as gestantes, todas as equipes estratégia de Saúde da Família nas unidades locais estão passando por capacitação, promovido pelas criadoras do projeto, as pós graduandas Naiana Moreira (enfermagem) e Daniela Martini (Fisioterapia). “Queremos que o programa continue sendo tocado por essas equipes em cada unidade de saúde, adicionando mais um serviço na rede pública municipal de saúde”, explica Daniela.

PROGRAMAÇÃO NAS PRÓXIMAS SEMANAS

Unidade de Saúde Armação

16/01 Terça-feira

Grupo de gestante ás 14 h

15 pessoas

Unidade de Saúde Mariscal

17/01 Quarta-feira

Grupo de Gestante ás 14 horas

15 pessoas

Unidade de Saúde Gravatá

23/01 Terça-feira

Grupo de puericultura ás 14 horas

15 pessoas

Unidade de Saúde Santa Lídia/São Cristóvão

24/01 Quarta-feira

Grupo de gestante ás 14 horas

20 pessoas

Unidade de Saúde Central

25/01 Quinta-feira

Grupo de gestante ás 14 horas

15 pessoas