Postado dia 07/02/2017 às 15h42 - Atualizado em 10/02/2017 às 10h20

Saúde Pública Municipal oferece próteses dentárias gratuitas

Secretaria reinicia mais um programa interrompido no ano passado
Fonte: Assessoria de Imprensa da Prefeitura de Penha

Quem precisa ou conhece alguém que necessita arrumar os dentes, mas não tem recursos para tanto, tem agora uma boa notícia: a prefeitura municipal de Penha, através da secretaria de saúde, está reiniciando o programa de confecção de próteses dentárias que havia sido interrompido no ano passado.

O programa, uma parceria do governo municipal com o governo federal através do projeto “Brasil Sem Miséria”, viabiliza pelo menos 25 próteses por mês, que podem ser solicitadas pelos pacientes da rede pública municipal de saúde através de consulta direta com o dentista do seu posto de saúde.

“Quem faz o encaminhamento é o dentista da rede municipal”, explica o coordenador de saúde bucal da secretaria, Jaison de Oliveira. “Mesmo que o paciente consulte dentista particular, tem que passar pelo dentista da rede pública, na unidade de saúde mais próxima da sua casa, que somente este poderá indicar a prótese”, diz.

Outro detalhe importante é que os pacientes tenham um cartão do SUS. Os moradores que ainda não o tiverem, podem fazê-lo também diretamente no posto de saúde mais próximo.

O programa já concedeu pelo menos 300 próteses em Penha. “Ano passado a gente mal conseguia 20 por mês, devido a falta de material e profissionais. Mas agora nossa perspectiva é entregar 25 mensalmente, dependendo da procura”, conta Jaison. Como a fila de inscritos ainda está pequena, quem for buscar os benefícios nos próximos dias, terá a perspectiva de ser rapidamente atendido.