Postado dia 29/11/2017 às 22h47 - Atualizado em 30/11/2017 às 23h41

Unidades de Saúde terão ações de prevenção à AIDS nesta sexta-feira

Penha fará parte da campanha do Dia Mundial de Combate à doença
Fonte: Assessoria de Imprensa da Prefeitura de Penha

Dia 1º de dezembro, sexta-feira, é o Dia Mundial de Combate à AIDS, e Penha participará novamente da campanha através de ações na rede pública municipal de saúde.

Todas as unidades de saúde nos bairros terão, durante todo o dia, teste rápido para detecção do vírus HIV. “Será um mutirão das equipes de saúde de cada unidade”, explica a secretária de saúde de Penha, Elisama de Freitas Schulle. Será a chance da população buscar este exame de forma rápida, sem necessitar agendamento anterior.

Além dos exames, também serão realizadas, em cada unidade de saúde, orientação na sala de espera pelos agentes comunitários, que explicarão os cuidados tanto para evitar quanto conviver com a doença.

No Brasil, estima-se que existam 630 mil pessoas vivendo com o HIV, ou 0,6% da população adulta. Um estudo publicado em 2014 no Brasil mostrou que a maior parte dos novos casos de infecção por HIV no país acometem os heterossexuais (principalmente mulheres), que respondem por 67,5% dos casos registrados em 2012.

Apesar da AIDS não ter cura, o diagnóstico prévio da presença do vírus HIV permite tratamentos que impeçam ou posterguem o desenvolvimento da doença, bem como alertem o paciente para que evite ser um vetor de contágio.