Postado dia 23/12/2016 às 15h39 - Atualizado em 04/01/2017 às 20h00

Ahorepe encerra 2016 com entrega do Selo de Qualidade

Fonte: Assessoria de Imprensa

Uma noite que reuniu centenas de pessoas, entre proprietários, colaboradores e familiares, marcou o encerramento das atividades da Associação de Hotéis, Restaurantes e Lazer de Penha - Ahorepe. O evento, realizado na Gertrudes Bier em 19 de dezembro, marcou também a entrega das certificações aos estabelecimentos que aderiram neste ano ao Programa de Certificação do Turismo Responsável, conhecido como “Selo de Qualidade”.

O presidente da Ahorepe, Cleber Neumann, ao efetuar os seus agradecimentos e considerações sobre os trabalhos da entidade em 2016, frisou que os resultados são conquistados a partir de ações conjuntas, citando como exemplo a participação na BNT Mercosul da Ahorepe. A entidade divulgou o Destino Penha os associados na maior feira do setor turístico da América Latina, através de uma publicação especial, sacolas personalizadas e a distribuição da famosa “concertada”, bebida de base açoriana. Para 2017, segundo Cleber, a Ahorepe novamente marcará presença neste evento de renome no segmento turístico.

Em 2017 a Ahorepe completa 20 anos de atuação em prol de um turismo de qualidade. Além do Selo de Qualidade e a BNT, também fizeram parte dos trabalhos da Ahorepe cobranças em relação ao combate a informalidade, melhorias na infraestrutura pública e segurança, ações para qualificação profissional e ainda a promoção de Penha como um destino turístico completo.

O presidente da Ahorepe lembrou também do Programa de Certificação do Turismo Responsável, como uma das grandes ações da entidade em 2016 para melhorar a qualidade dos serviços prestados aos visitantes e também a sustentabilidade dos empresários. Agradeceu a todos os associados e abriu a entrega dos certificados do “Selo de Qualidade”.

Seis estabelecimentos participaram do programa nesta primeira etapa: Pousada Quinta da Baleeira, Hotel Conexão, Hotel Brasil, Vila Olaria Hotel, Pousada Pé na Areia e Pousada Pedra da Ilha. Entre visitas técnicas, diagnósticos, treinamentos e auditorias, foram 6 meses de trabalhos envolvendo os proprietários e também colaboradores. Os certificados foram entregues a colaboradores e também aos estabelecimentos

O Selo de Qualidade

Iniciativa e realização da Ahorepe, em convênio com a Diretiva Consultoria, o “Selo de Qualidade” é uma certificação válida em todo o Brasil e tem como objetivo reconhecer as boas práticas de gestão nos meios de hospedagem, de forma a alinhar a qualidade dos serviços às estratégias do Parque Beto Carrero World, associado Ahorepe e o principal impulsionador da iniciativa. Com isso, os turistas ganham mais segurança e confiabilidade nos meios de hospedagem e os estabelecimentos ganham em produtividade, otimização de custos e melhores serviços.

Os critérios do Programa de Certificação do Turismo Responsável foram criados para atender as normas ABNT NBR ISO 9001 (Gestão da Qualidade/Serviços), além da ABNT NBR 15401 (Meios de Hospedagem - Sistema de Gestão da Sustentabilidade - Requisitos). Neste ano os critérios atendidos dão aos estabelecimentos a certificação “Bronze”, sendo o primeiro passo para os selos “Prata” e “Ouro”, que serão implantados nas novas etapas.