Postado dia 07/12/2017 às 18h35 - Atualizado em 07/12/2017 às 18h36

Hotéis e pousadas de Penha recebem Selo de Qualidade Ouro Ahorepe

Fonte: Assessoria de Imprensa da AHOREPE

Em uma noite de festa, a Associação de Hotéis, Restaurantes e Lazer de Penha (Ahorepe) realizou o evento de encerramento das atividades em 2017 e a entrega dos certificados do Programa de Qualificação do Turismo Responsável, conhecido como "Selo de Qualidade", iniciativa da Ahorepe com metodologia e certificação desenvolvida pela Diretiva Consultoria.

O evento aconteceu na Gertrudes Bier, em 4 de dezembro, reunindo empresários associados, colaboradores, diretoria e autoridades como o vice-prefeito de Penha, Lindomar Ezier Schulle Filho, o diretor comercial do parque Beto Carrero World, Roberto Vertemati, o presidente da Associação Brasileira da Indústria de Hotéis em Santa Catarina (ABIH/SC), Osmar José Vailatti e o presidente do Visite Itajaí Convention & Visitors Bureau, Wolfgang Roedel.

Três associados Ahorepe receberam as validações para o Selo de Qualidade Ouro: Hotel Conexão, Pousada Pedra da Ilha e Pousada Pé na Areia. Os dois primeiros receberam os certificados no evento, quando foi anunciada a oficialização da validação da terceira pousada. No total, foram 14 meses de treinamentos, visitas técnicas e análises, passando pelas categorias Bronze e Prata até chegar ao Ouro, com 100% dos critérios atendidos.

Durante a cerimônia, o presidente da Ahorepe, Cleber Neumann, apresentou um resumo das atividades realizadas em 2017, como as participações na BNT Mercosul, Beto Carrero Meeting e nos conselhos municipais da Cidade, de Turismo e de Meio Ambiente. Além disso, agradeceu a participação dos associados nas reuniões e parabenizou os certificados com o Selo de Qualidade.

Lembrando quando a iniciativa foi lançada, Cleber afirmou que o Selo é um marco para a qualidade do turismo de Penha. "Em 2015 fomos desafiados pelo Beto Carrero World a buscar excelência nos serviços de hospedagem. Hoje vemos aqui o resultado de um grande trabalho", afirmou.

O presidente da ABIH/SC, Osmar Vailatti, reforçou que a qualificação é um ítem fundamental para o turismo. "Se quisermos manter Santa Catarina no topo do turismo precisamos estar sempre nos qualificando", destacou.

Geraldo Luiz Kalkmann, diretor da Diretiva Consultoria, afirmou que a capacitação, a metodologia da gestão e a adequação das estruturas são o caminho para o sucesso. "A empresa certificada passa a ter um diferencial para a sociedade, fornecedores, colaboradores e clientes", completou.

Cleir Méri Estêvão, Supervisora Geral do Hotel Conexão, um dos certificados, destacou também o ganho em credibilidade e melhorias nos serviços a partir da aplicação das metodologias do programa. Além disso, outras mudanças significativas também vêm sendo percebidas a partir da implantação do Selo de Qualidade, entre elas a redução dos custos operacionais na compra e manuseio de insumos. "As vantagens são muitas, porém a mais significativa é a certeza de poder oferecer ao nosso hóspede excelência no atendimento", completou Cleir.

Para Danisa Virmond, Gerente Geral da também certificada Pousada Pedra da Ilha, o Selo de Qualidade garantiu que a empresa ganhasse destaque no setor e um diferencial na escolha pelos hóspedes. "Nossos padrões em níveis de hotelaria nacional podem ser confirmados pela satisfação de nossos clientes", afirmou. Danisa acrescentou que a implantação do programa ajudou a revisar processos já implantados e alinhamentos estratégicos, promovendo sensibilização e reflexão da equipe para mudanças de atitudes em busca de excelência na gestão e comprometimento com os clientes.

Selo de Qualidade

O Programa de Certificação do Turismo Responsável tem como objetivo reconhecer boas práticas de gestão em meios de hospedagem. Foi lançado em 2015 pela Ahorepe, a partir da proposta do associado Beto Carrero World em melhor vender o destino Penha.

A metodologia desenvolvida pela Diretiva Consultoria é baseada nos critérios NBR ISO 9001:2015 (Sistemas de Gestão da Qualidade) e ABNT NBR 15401 (Meios de Hospedagem - Sistemas de Gestão da Sustentabilidade - Requisitos), através do Projeto DEG (Desenvolvimento da Excelência da Gestão) e programa CTC (Comprometimento Total com o Cliente).

O Selo de Qualidade Ahorepe é pioneiro no Brasil dentro desses critérios e tem como objetivo desenvolver um sistema de gestão e atendimento de excelência, otimizando os custos para o empresário, capacitando os colaboradores, adequando estruturas e processos de gestão de forma a prestar o melhor serviço para o cliente final, o turista. O selo é auditado de forma independente e tem validade em todo o Brasil.