Postado dia 19/08/2017 às 08h59 - Atualizado em 19/08/2017 às 09h17

5 mil pessoas prestigiam Festa do Pescador Artesanal na Praia de São Miguel

Festa organizada pela comunidade recebeu apoio do poder público que acredita no potencial do evento
Fonte: Assessoria de Imprensa da Prefeitura de Penha

Com um público estimado em 5 mil pessoas, a 15ª edição da Festa do Pescador Artesanal, na Praia de São Miguel, foi considerada mais um sucesso de organização, segurança e diversão por seus organizadores, a Associação dos Pescadores e Moradores da Praia de São Miguel (APEM). O evento recebeu apoio do governo municipal, que acredita no potencial da festa para fazer parte do calendário de eventos do município: “Queremos construir um calendário de eventos para o ano inteiro, e não precisamos inventar isso de forma artificial. Temos grandes festas na nossa cidade, que já são tradicionais e organizadas pela comunidade, só precisam de apoio e mais divulgação”, apontou o secretário de turismo de Penha, Arnaldo Dias.

Essa foi uma das maiores edições do evento, que este ano contou com novidades como o Concurso da escolha da Rainha da Festa Nacional do Marisco e show de stand-up com o humorista Moriel Adriano da Costa, o “Mané Darci”. Houveram também quatro shows musicais, com a banda Kauana, Lucas Walker, Rafa Machado e a Legião Gaúcha, além do almoço do Dia dos Pais que foi animado musicalmente por Paulinho do Teclado.

Mas a principal atração da festa continuou sendo mesmo a gastronomia, onde os visitantes puderam degustar pratos tão diversos quanto a tainha assada, pastel de camarão, churrasco de igreja e pirão com linguiça, entre outras iguarias. As barracas com exposição sobre a cultura e o cotidiano dos pescadores foram outra atração do evento.

“É uma festa que representa bem a cultura do povo penhense, principalmente os pescadores, e por isso ela tem uma identidade própria, que não se encontra em nenhum outro lugar”, elogia o secretário de turismo. “É uma parte de Penha que vale a pena o visitante conhecer, e queremos trabalhar mais esta questão nos eventos do município”, apontou.

A perspectiva é que a festa só melhore e cresça nos próximos anos, sendo atrativa não apenas para os moradores de Penha, mas também para as centenas de turistas que se encontram todos os finais de semana na cidade devido ao Beto Carrero World. “A festa do pescador artesanal faz parte definitivamente do nosso calendário, sendo o evento do mês de agosto”, confirmou Arnaldo.