Postado dia 06/04/2017 às 11h10 - Atualizado em 07/04/2017 às 10h37

Encenação da paixão de Cristo acontece na próxima sexta-feira

Evento tradicional será novamente montado em frente ao paço municipal
Fonte: Assessoria de Imprensa da Prefeitura de Penha

Como todos os anos, a tradicional encenação da “Paixão de Cristo” em Penha, organizada pelo departamento de cultura da Secretaria Municipal de Educação, com apoio da Secretaria de Turismo, acontecerá na sexta-feira santa, dia 14.

O evento, desta vez, retorna às origens, voltando a ser encenado no centro administrativo da cidade, diferente do ano passado. “Estamos retomando a parceria com a Igreja Matriz Nossa Senhora de Penha, que inclusive incluiu a encenação da Paixão como parte do ato litúrgico do dia”, explica o diretor de cultura de Penha, Eduardo Bajara.

O evento dramatúrgico será dividido em três atos: primeiro A prisão de Jesus, que será encenado na praça da Igreja Matriz, que representará “O Monte das Oliveiras”; depois, O julgamento, que será em frente a prefeitura de Penha, que representará o Palácio de Pilatos; Por fim, a Crucificação de Cristo, que será encenada no pátio da frente da Escola Estadual Manoel Henrique de Assis. Após a morte de Jesus, haverá procissão com o Senhor Morto, até a Igreja Matriz, onde acontecerá ato litúrgico celebrado pelo padre Alcemir Pilotto.

Outro retorno é o do ator Roberto Leite ao papel de Jesus, que ele interpreta desde os 17 anos. Além dele, outra dezena de voluntários, entre a comunidade local, farão o papel dos soldados romanos e apóstolos que acompanham o martírio. “Sempre é muito emocionante ter a honra de representar Jesus, numa história tão importante para todos nós que é o seu sacrifício pelo perdão dos nossos pecados”, conta Beto Leite. “Vamos encenar essa representação com toda fé e respeito que ela merece, destinada a todas as pessoas, independente de religião”, comentou.

O evento começa a partir das 19 horas e é totalmente aberto ao público. Por conta da encenação, o trânsito deverá ser interrompido durante a apresentação.