Postado dia 20/07/2017 às 18h30 - Atualizado em 21/07/2017 às 12h45

Festividades de aniversário movimenta centro de Penha

Cerca de 5 mil pessoas circularam nas atividades no decorrer do dia
Fonte: Assessoria de Imprensa da Prefeitura de Penha

Um dia ensolarado cheio de atividades e atrações para todas as idades. Este foi o dia de aniversário de Penha, na última quarta-feira, 19, quando o município comemorou os 59 anos de emancipação político-administrativa com uma variada programação cultural.

Um público de cinco mil pessoas passou pelas atividades que se realizaram no centro da cidade, com palcos e tendas montadas ao redor da praça da Igreja Matriz Nossa Senhora de Penha e em frente à prefeitura municipal. Outra estrutura que sediou o evento foi o ginásio da escola estadual Manoel Henrique de Assis, onde foi feita exposição da história de Penha em imagens, através de mostra com fotografias antigas além de trabalhos produzidos pela rede pública municipal de ensino. Ali também foi servido o bolo de aniversário, com 5,9 metros de comprimento e 50 centímetros de largura, ricamente decorado tendo como tema o litoral penhense, com suas praias e ilhas.

As festividades começaram as 9h30 com abertura do coral Laci Simão Correia, que além do hino nacional apresentou clássicos da Música Popular Brasileira. Já o “canto de amor à Penha”, hino oficial do município foi executado pela fanfarra da escola estadual Edith Prates Gonçalves, do bairro de Santa Lídia. Raulzito & o Baú do Rock fizeram o show seguinte, que foi seguido por uma demonstração da Polícia Militar sobre o trabalho dos cães na luta contra as drogas e para promover a segurança na cidade.

A PM também trouxe a cavalaria, onde muitas crianças pela primeira vez puderam andar a cavalo, sob supervisão dos oficiais, além do “Leão Daren”, o mascote oficial do Proed, que tirou várias fotos com os visitantes.

Outra emoção que muitas crianças tiveram pela primeira vez foi a de dirigir, através dos mini-caminhões da fórmula truck kids, a grande novidade deste aniversário de Penha. Com a ajuda de um adulto, as crianças sentaram atrás do volante, e deram um passeio em volta da Igreja Matriz. O trânsito no centro da cidade foi especialmente fechado durante o dia todo para receber o evento.

As ruas do trecho da Avenida Nereu Ramos, no centro, se encheram com brinquedos como pula-pula, escorregador, camas elásticas, entre outros, além da feira de artesanato, uma mostra da cultura de Penha que as pessoas podiam levar para casa.

A tarde recebeu movimento ainda maior quando a temperatura esquentou, e a programação ficou mais agitada, com apresentações culturais como dança gaúcha, dança da saia, boi de mamão, e o projeto psico-musicar, onde vinte crianças tocando violão cantaram “Pra não dizer que não falei das flores”, de Geraldo Vandré. Betinho Carrero e Lully também subiram ao palco, além de tirar fotos com os visitantes, para a alegria das crianças.

Além de cultura, também aconteceu o projeto “Ação Global”, da Secretaria de Assistência Social, com corte de cabelo, maquiagem, manicure, balcões de emprego, orientação para micro-empreendedores e emissão de documentos, como a primeira carteira de identidade. Também foi celebrado o convênio da prefeitura com a APAE, que irá receber mensalmente uma ajuda financeira de 10 mil reais do município, além da doação permanente de um ônibus escolar da marca Iveco 2013, avaliado em 117 mil reais.

A fanfarra municipal de Penha (Famupe) fez outra bela apresentação, cantando inclusive o “parabéns pra você” para o município, antes do corte oficial do bolo. Centenas de pessoas buscaram um pedaço, lotando o ginásio da escola Manoel Henrique de Assis. As festividades se encerraram com um show do cantor sertanejo Diego Soares.

“Foi um dia que com certeza estreitou os laços entre a comunidade, ressaltando nossa identidade como município”, comemorou o prefeito Aquiles da Costa, que idealizou as mudanças na programação em relação aos anos anteriores. “Pensamos acima de tudo num evento para a família, onde todos gostassem de participar, e foi muito bom vermos que alcançamos nosso objetivo”, observou.

MÊS DE ANIVERSÁRIO

As comemorações do aniversário de Penha ainda continuam pelo restante do mês. Na sexta-feira, dia 21, acontece a abertura do Campeonato Municipal de Dominó 2017 “Taça Vereador Alcides de Souza”, uma das mais tradicionais competições do município.

No sábado, será realizado o 1º Encontro dos Amigos de Penha, onde a comunidade através de grupos de moradores, associações, empresas e entidades vão colocar barracas onde participarão de uma tarde de gastronomia e lazer na avenida beira-mar da Praia Alegre, a partir das 9 horas.

No mesmo dia acontece a inauguração da nova ponte da estrada geral da Santa Lídia, além da Mostra Cultural de Penha, às 19 horas na capela São João Batista, em Armação do Itapocorói, marco do início da colonização na região.

Domingo acontecerá a 1ª Cavalgada dos Amigos, com saída no pátio do local onde se realiza a Festa do Marisco, na Avenida Nereu Ramos, centro, a partir das 8 horas.

E, finalmente, na terça-feira, dia 25, acontece a “Ação Saúde”, no Bailão do Silva, a partir das 9 horas, onde o Núcleo de apoio a Saúde da Família promove uma série de atividades para promover a Medicina Preventiva.

Durante o mês de aniversário aconteceram ainda na cidade eventos como a 7ª Corrida Rústica, o Campeonato Brasileiro de Kart, o 1º Encontro Catarinense de Ambulâncias de Penha, a inauguração da nova creche e centro esportivo do Gravatá e a abertura do Campeonato Municipal de Futsal 2017.