Postado dia 14/07/2017 às 21h53 - Atualizado em 14/07/2017 às 21h54

Penha recebe encontro Catarinense dos Motoristas de Ambulância neste sábado

Evento terá carreata percorrendo ruas do município e confraternização entre profissionais do volante da saúde
Fonte: Assessoria de Imprensa da Prefeitura de Penha

A responsabilidade de levar pacientes enfermos com rapidez e segurança é uma pressão que somente quem está por trás do volante de uma ambulância conhece. E por essa razão, o encontro dos motoristas de ambulâncias de várias cidades, que comumente acabam se conhecendo e dividindo experiências nos centros especializados de saúde do estado, principalmente Florianópolis, resulta em amizades que ultrapassam os limites geográficos.

O exemplo mais visível disso são os Encontros de Motoristas de Ambulância que acontecem em todo estado, reunindo esses profissionais que passam às vezes muitas horas longe da família, varando madrugadas, para levar pacientes de uma cidade à outra, e garantir o seu socorro e atendimento. Várias cidades já sediaram e costumam fazer esses eventos todo ano, como forma de valorizar a categoria e homenagear esse profissional fundamental da saúde que é o motorista.

“Temos um dia do médico, um dia da enfermeira, mas não temos um dia do motorista de ambulância”, reflete a enfermeira Regiane Carolina Pereira Basso, uma das coordenadoras do 1º Encontro Catarinense de Motoristas de Ambulância de Penha, que acontece no próximo sábado, dia 15. Com mais de 180 motoristas confirmados até o momento, estima-se que o número de participantes possa chegar a 300, vindos de todas as partes do estado.

O objetivo da Secretaria Municipal de Saúde é homenagear o motorista de ambulância, além de adicionar mais uma atração ao calendário de eventos do município. “Conseguimos organizar esse encontro com apoio do comércio e das empresas locais, onde através de doações conseguimos arrecadar o necessário para a confraternização”, explica a enfermeira.

O encontro começará às 9 horas em frente a Prefeitura Municipal de Penha, onde as ambulâncias se reunirão numa carreata, cuja primeira parada será na Igreja Matriz Nossa Senhora de Penha, onde receberão uma benção especial do pároco local, o padre Alcimir José Pillotto. Depois a carreata seguirá pela Avenida Eugênio Krause, voltando pela Avenida Itapocorói e Antônio Joaquim Tavares, se concentrando finalmente, por volta do meio-dia, no Bailão do Silva, onde acontecerá o almoço de confraternização.

Além do almoço, no local haverá um dia inteiro de atividades, com um show cedido pelo parque Beto Carrero World, animação musical do cantor Diego Soares, e o sorteio de vários brindes, que incluem inclusive passaportes para o parque. “Será um dia muito especial, onde os motoristas poderão rever seus colegas de outras cidades num ambiente mais descontraído. Uma homenagem que sem dúvida ajudará na valorização e auto-estima desses profissionais, que tem sob sua responsabilidade tantas vidas”, aponta Regiane.