Postado dia 20/05/2016 às 14h37 - Atualizado em 23/05/2016 às 16h00

Piçarraiá tentará bater o próprio recorde da maior canjica do Brasil

Fonte: Assessoria de Imprensa da Prefeitura de Balneário Piçarras

Balneário Piçarras está em Contagem regressiva. O Piçarraiá, uma das festas mais tradicionais do calendário do município, está de volta e recheado de atrações. Como no ano passado, a principal delas está na gastronomia. Durante a festa, a organização tentará uma nova façanha: quebrar o próprio recorde e produzir a maior canjica do Brasil. A meta, desta vez, é preparar duas toneladas da iguaria. A festa ocorrerá nos dias 8 e 9 de julho.

Repetir o desafio vai exigir uma "generosa" lista de ingredientes. Serão necessários aproximadamente 150 quilos de milho de canjica, cerca de mil litros de leite e outros mil litros de água; 500 caixinhas de leite condensado (de 395 gramas cada), 150 gramas de cravo, 120 gramas de canela, leite de coco e coco ralado.

Todos os ingredientes serão depositados em uma panela de ferro que mede 2,32 metros de altura e aproximadamente 12 toneladas. Com 7.450 litros de volume total, anel de borda de 85mm e uma circunferência de 9,24 metro, o recipiente ostenta o título de maior do Brasil, aferido pelo RankBrasil, em 2008. Só a tampa pesa 1.583 quilos. A panela pertence ao Sítio Novo, de Joinville, e já recebeu, além da canjica, pelo menos 25 iguarias "gigantes", entre elas arroz carreteiro, feijoada, caldeirada, caldo de ressaca e quirera.

O prato irá ao fogo no sábado, 8 de julho, pela manhã. Além das sete pessoas envolvidas na preparação, uma peça de inox - semelhante a uma colher "gigante" – comandada por uma máquina auxiliará no trabalho de mexer o caldo e evitar que grude no fundo da panela.

Estimativa é distribuir aproximadamente cinco mil pratos

Como no ano passado, a empresa RankBrasil fará a pesagem oficial e anunciará se o recorde do município foi superado. "Esperamos quebrar a nossa própria marca, que atualmente é de 1,5 tonelada", lembra a secretária de Turismo e Cultura, Susan Corrêa.

A estimativa é de que aproximadamente cinco mil pratos de canjica sejam distribuídos durante o evento, das 14h às 22h. "A ideia é estender a distribuição até as 22h para que mais pessoas possam degustar esse prato delicioso", acrescenta Susan.

Além da atração gastronômica, a programação do 4º Piçarraiá inclui shows nacionais, música de raiz e apresentações culturais e escolares. A programação completa será divulgada nas próximas semanas.

Para o prefeito Leonel José Martins, o Piçarraiá oferece entretenimento, mas, acima de tudo, resgata a cultura do município. "A participação das escolas municipais tem papel fundamental na consolidação deste que é um dos maiores eventos do calendário municipal", destaca Martins.